Os Akwe~-Xerente e a busca pela domesticação da escola

Autores

  • Valéria M. C. de Melo
  • Odair Giraldin

Resumo

Enquanto a legislação brasileira abre caminho para a possibilidade de construção de escolas indígenas diferenciadas, interculturais, comunitárias e voltadas para a auto determinação dos diferentes povos, na prática ainda são muitos os entraves que dificultam que as escolas instaladas nas aldeias indígenas respeitem as diferenças e atendam os anseios das comunidades a que servem. Partindo da ampla adesão dos Akwe~-Xerente à escolarização, o presente trabalho argumenta que a lógica de ensino-aprendizagem desse povo indígena diverge, em muitos aspectos, daquela que orienta a educação ocidental.Assim, discute-se a relação dos Akwe~ com a escola apontando alguns desafios da educação escolar indígena no Brasil.

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Publicado

2014-11-28

Como Citar

de Melo, V. M. C., & Giraldin, O. (2014). Os Akwe~-Xerente e a busca pela domesticação da escola. Tellus, (22), 177–199. Recuperado de https://tellusucdb.emnuvens.com.br/tellus/article/view/279