As implicações da formação escolar dos professores de artes: um novo caminho para as questões indígenas

Autores

  • Katyuscia Oshiro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Lucrécia Stringhetta Mello Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v17i32.396

Palavras-chave:

história de vida, formação de professores, história e cultura dos povos indígenas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação inicial, continuada e a história de vida relacionada às questões dos povos indígenas dos professores lotados na escola municipal de tempo integral do município de Campo Grande, MS. A pesquisa trabalhou com uma abordagem qualitativa com delineamento na história de vida dos professores de Artes. A primeira foi realizada em quatro etapas, que se iniciou com um levantamento bibliográfico e documental, seguida por uma análise da formação inicial e continuada desses professores de artes da escola, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado. Já a terceira etapa foi a organização das categorias e análise dos dados. O próximo passo foi a realização de uma entrevista com a finalidade de compreender a história de vida dos docentes. Por fim, com os resultados da pesquisa, é possível concluir que para a Lei 11.645/2008 ser colocada em prática, é preciso repensar a formação inicial, criar formações continuadas que se atentem para as temáticas indígenas e ainda organizar, na escola, espaços de discussão e reflexão para os professores não continuarem como reprodutores de tudo o que já aconteceu na história dentro da escola com relação a esses povos.

Biografia do Autor

Katyuscia Oshiro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Campo Grande - MS

Lucrécia Stringhetta Mello, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Campus de Três Lagoas - MS

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Publicado

2017-04-24

Como Citar

Oshiro, K., & Mello, L. S. (2017). As implicações da formação escolar dos professores de artes: um novo caminho para as questões indígenas. Tellus, 17(32), p. 29–43. https://doi.org/10.20435/tellus.v17i32.396