Os Terena na História

Autores/as

  • Luciano Araujo Monteiro UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v19i39.561

Palabras clave:

Livro didático, Educação diferenciada, Educação indígena.

Resumen

Nas últimas décadas temos assistido ao crescente protagonismo indígena nos movimentos políticos referentes à sua causa. O número de organizações indígenas tem aumentado, bem como os eventos que discutem essa temática, nos quais os próprios indígenas se constituem como lideranças, e também, intelectuais que problematizam tais questões nas universidades e nas publicações acadêmicas. A saber, o livro: “A História do Povo Terena” é um produto dessa realidade, em que, essa etnia busca, por meio da História Oral, resgatar suas origens. O objeto de estudo é a análise deste livro, como forma e conteúdo, visando compreender o discurso, seja iconográfico, seja textual, inserido nessa produção didática, criada pelos Terena e para eles.

Biografía del autor/a

Luciano Araujo Monteiro, UNIFESP

Mestrado Acadêmico em História - Unifesp (cursando);

Pós-graduação em Gestão Pública - Unifesp (cursando);

Assistente de Gestão ePolíticas Públicas - AHM

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Publicado

2019-09-03

Cómo citar

Monteiro, L. A. (2019). Os Terena na História. Tellus, 19(39), 227–241. https://doi.org/10.20435/tellus.v19i39.561

Número

Sección

Dossiê 2: História Indígena, Etno-história e Indígenas Historiadoras/es: experiências descolonizantes, novas abordagens