Resistências epistemológicas: entrevista com Dominique Tilkin Gallois
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.vi44.749Abstract
Tivemos o privilégio de trabalhar em alguns momentos de nossas vidas com Dominique Tilkin Gallois, professora colaboradora sênior da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA). Nessas experiências de orientação à pesquisa e trabalho, ela nos beneficiou com sua generosidade e profundo conhecimento acerca dos modos indígenas de conhecer e metodologias de formação de pesquisadores indígenas, o que nos inspirou a realizar essa entrevista. Feita de maneira remota na manhã do dia 23 de junho de 2020[1], a entrevista nos traz um pouco de sua história e de como se tornou pesquisadora em Etnologia e História indígena, abordando temas de grande relevância para as pesquisas realizadas com indígenas e por indígenas – e contribuições importantes no campo teórico-metodológico e bem como nos processos políticos inevitavelmente envolvidos na pesquisa.
Como sua destacada atuação como antropóloga não se restringe aos temas acima, a conversa acabou sendo tangenciada por outros assuntos centrais em sua trajetória, como tradições orais e cosmologias ameríndias, políticas indígenas, patrimônio cultural e conhecimentos tradicionais. O modo sempre inovador como Dominique articula investimento acadêmico e ação indigenista também ganha destaque através dos relatos de sua experiência na assessoria direta a comunidades indígenas no Amapá, norte do Pará e outros estados. Essas reflexões compartilhadas nos permitiram uma aproximação com um certo fazer antropológico, que convidamos os leitores da revista a conhecer. Eis a “antropologia comprometida” de Dominique Tilkin Gallois.
References
AZEVEDO, Marta Maria. Apresentação sobre direitos dos povos indígenas em mesa redonda: índio é nós. Casa do Povo, São Paulo, 2014. (Seminário)
BARBOSA, Gabriel Coutinho. Os Aparai e Wayana e suas redes de intercâmbio. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2007.
BARBOSA, Catarina. “R$600 da morte”: deslocamento para receber auxílio expõe indígenas à covid-19. Brasil de Fato, Belém, 2020. Disponível em https://www.brasildefato.com.br/2020/05/21/r-600-da-morte-deslocamento-para-receber-auxilio-expoe-indigenas-a-covid-19. Acesso em: 29 set. 2020.
DETIENNE, Marcel. Comparer l'incomparable. Paris: Seuil, 2000.
DIAS JUNIOR, Carlos Machado. Entrelinhas de uma rede: entre linhas Waiwai. 2005. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Saberes indígenas na escola: o que se ganha, o que se perde, o que se transforma. In: SERAGUZA, Lauriene; PEREIRA, Levi Marques. Etnologia guarani: diálogos e contribuições. Dourados: UFGD, 2021. [No prelo].
GALLOIS, Dominique Tilkin; TESTA, Adriana Queiroz; VENTURA, Augusto; BRAGA, Leonardo Viana. Ethnologie brésilienne: les voies d’une anthropologie indigène. Brésil(s), Paris, n. 9, 2016. 18 p. doi: https://doi.org/10.4000/bresils.1897.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Traduções e aproximações indígenas à mensagem cristã. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 2, n. 30, p. 63-82, 2012.
GALLOIS, Dominique Tilkin. Redes de relações nas Guianas. São Paulo: Editora Humanitas, 2005.
SCHULER, Evelyn; FERRARI, Florencia; SZTUTMAN, Renato; MACEDO, Valéria. Essa incansável tradução. [Entrevista concedida por Dominique Tilkin Gallois]. Sexta Feira, [s.l.], n. 6, 2001.
GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Olhar longe, porque o futuro é longe: cultura, escola e professores indígenas no Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2008.
LIMA, Tânia Stolze. O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 21–47, 1996.
ROSSATO, Veronice Lovato. Será o letrado ainda um dos nossos? Os resultados da escolarização entre os Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020.
SAHLINS, Marshall. Cosmologias do capitalismo: o setor transpacífico do sistema mundial. In: SAHLINS, Marshall. Cultura na prática. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004 [1988]. p. 445-502.
WAJÃPI. I’ã: para nós não existe só “imagem”. Macapá: Iepé/Apina, 2008.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115–44, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.