A criança indígena e a educação infantil: as complexas relações entre a cultura e a escola na cidade

Authors

  • Mario Roberto Venere
  • Carmen Tereza Velanga

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i15.167

Abstract

O artigo faz uma reflexão sobre a criança indígena no contexto da educação infantil institucionalizada na escola. Busca-se conceituar o que é ser criança indígena; a seguir, uma breve análise do currículo voltado para a educação infantil e a diversidade, encaminhando, por fim, para as vinculações entre a cultura indígena e a escola na cidade de Porto Velho, estado de Rondônia, a forma como recebe e convive com as crianças indígenas oriundas das aldeias da região. Foram coletados depoimentos e entrevistas, além dos registros das próprias vivências dos autores. As reflexões apontam para a necessidade de pesquisas na área e deum currículo multi cultural para atender a diversidade e promover a aprendizagem a partir de conteúdos culturais significativos, bem como para a formação de professores que atendam a estas necessidades.

Published

2014-11-25

How to Cite

Venere, M. R., & Velanga, C. T. (2014). A criança indígena e a educação infantil: as complexas relações entre a cultura e a escola na cidade. Tellus, (15), 175–191. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i15.167