Fontes históricas para a avaliação da escola indígena no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i3.26Abstract
O artigo discute o processo de avaliação da educação escolar indígena, numa perspectiva histórica. Identifica algumas fontes documentais em arquivos de âmbito estadual e nacional, úteis para avaliar a trajetória da escola destinada aos índios no período colonial, no Impérioe na República, incluindo as experiências realizadas nos últimos vinte anos. Exemplifica com algumas cartas e crônicas dos jesuítas, que oferecem dados sobre a metodologia de ensino no período colonial e os seus resultados. Destaca, no século XIX, a avaliação das escolas do rio Negro e do rio Solimões, feita pelo poeta Gonçalves Dias, nomeado visitador das escolas públicas de primeiras letras da Província do Amazonas, cujo relatório é a primeira etnografia de sala de aula.Downloads
Published
2014-11-18
How to Cite
Freire, J. R. B. (2014). Fontes históricas para a avaliação da escola indígena no Brasil. Tellus, (3), 87–98. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i3.26
Issue
Section
Artigos
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.