Prospecções: doutores indígenas e a autoria acadêmica indígena no Brasil contemporâneo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v19i38.550

Keywords:

Autoria Acadêmica Indígena, Doutores Indígenas, Paisagem

Abstract

O trabalho discute a Autoria Acadêmica Indígena no Brasil Contemporâneo a partir da qual indígenas têm se tornado Doutores, interrogando-me sobre os sentidos que essa autoria assume contemporaneamente. Situando o fenômeno social estudado nos contornos das Sociedades Complexas Urbano-industriais, que abrnge fluxos intensos de trocas culturais em diversas esferas éticas, parti do pressuposto de que a Autoria Acadêmica Indígena conforma uma paisagem, pelas teias de significados que vai tramando.

Author Biography

Inês Caroline Reichert, Universidade Feevale

Professora Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, trabalha acerca das questões que envolvem povos indígenas e processos de autoria. Ministra aulas nas áreas de História, História Indígena, Pré-história e Arqueologia e Educação na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS.

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Published

2019-04-15

How to Cite

Reichert, I. C. (2019). Prospecções: doutores indígenas e a autoria acadêmica indígena no Brasil contemporâneo. Tellus, 19(38), 17–48. https://doi.org/10.20435/tellus.v19i38.550

Issue

Section

Dossiê 1: História Indígena, Etno-história e Indígenas Historiadoras/es: experiências descolonizantes, novas abordagens