CRIANÇAS MUNDURUKU: UM BREVE OLHAR SOBRE O BRINCAR E SUA APRENDIZAGEM SOCIAL E CULTURAL

Autores/as

  • Ronélia do Nascimento Mestranda em Educação no PPGEdu-UNEMAT, na linha de pesquisa de Educação e Diversidade.
  • Alceu Zoia Professor Doutor da Universidade Do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, atua no PPGEdu na cidade de Cáceres e é Professor do Departamento de Pedagogia do Campus Universitário de Sinop- MT.

Resumen

O texto apresenta a discussão a partir de um enfoque sócio-histórico-cultural do brincar das crianças Munduruku, partindo de uma investigação realizada em pesquisa de campo de abordagem qualitativa, pautada em observação participante, narrativas e análise bibliográfica. Nesta discussão a brincadeira e o brinquedo são concebidos como crucial no desenvolvimento das crianças, por retratarem uma dimensão de aprendizagem dentro do tempo e espaço que contribuem como experiência de cultura e da sociedade onde estão inseridas.

Palavras chave: Brincadeiras, criança Munduruku, brinquedo.

 

Publicado

2015-03-12

Cómo citar

do Nascimento, R., & Zoia, A. (2015). CRIANÇAS MUNDURUKU: UM BREVE OLHAR SOBRE O BRINCAR E SUA APRENDIZAGEM SOCIAL E CULTURAL. Tellus, (26), 119–130. Recuperado a partir de https://tellusucdb.emnuvens.com.br/tellus/article/view/317