Violência epistêmica e a invenção do outro na narrativa “O Pajé de Cristo”, de Homer Dowdy

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v18i37.516

Palabras clave:

Violência epistêmica, Práticas educativas, Pós-Colonial, Decolonialidade

Resumen

O pensamento materializado na forma de escritos é um importante recurso para disseminação de valores, conhecimentos e ideologias. A obra “O Pajé de Cristo”, de Homer Dowdy, narra o processo de conversão dos povos indígenas Wai-wai ao cristianismo evangélico pelos missionários norte-americanos, o que se dá por meio da descrição de práticas educativas de catequização, fundamentadas na lógica da dominação e da superioridade epistêmica. O principal objetivo deste estudo é identificar as estratégias persuasivas utilizadas pelo autor-narrador para convencer o leitor de que o processo de conversão dos povos Wai-wai ao cristianismo evangélico foi necessário, mesmo num contexto em que conhecimentos e valores se explicam e se confrontam. Como referência, apresentamos algumas aproximações entre a corrente teórica Pós-Colonial e a perspectiva Decolonial, no que toca à crítica epistemológica, sobretudo para questionar o discurso imperialista norte-americano, engendrado pelos missionários evangélicos. O resultado deste estudo tem sido a necessidade de reinterpretação e de reescrita das narrativas sobre os povos indígenas da Amazônia como resposta ao colonizador.

Biografía del autor/a

Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará, na Linha Educação, Cultura e Sociedade – PPGED/UFPA; Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente pesquisa na área da Educação Escolar Indígena, Pós-Colonialismo, decolonialidade e educação na América Latina. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano (PPGED/UFPA).

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação também pela Universidade de São Paulo (2002). Fez Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Coordena o grupo de pesquisa "José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano". É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Discriminação, Preconceito, Estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e do Grupo Epistemologias alternativas, movimentos sociais e educação.

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Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Câncio, R. N. de P., & Araújo, S. M. da S. (2018). Violência epistêmica e a invenção do outro na narrativa “O Pajé de Cristo”, de Homer Dowdy. Tellus, 18(37), p. 39–57. https://doi.org/10.20435/tellus.v18i37.516