O movimento étnico-social pela demarcação das terras guarani em MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i4.59Resumen
O texto reflete sobre os significados que comportam algumas ações de reivindicação de demarcação de terras protagonizadas por comunidades guarani de MS. A hipótese de trabalho testa a possibilidadede esboçar a caracterização dessas ações enquanto um movimento social. Para isto recorro à bibliografia das ciências sociais que define os princípios e parâmetros de tais movimentos, para aferir em que medida eles se aplicam ao caso guarani de MS. Reúno dados expostos em minha dissertação demestrado (PEREIRA, 1999), em dois laudos de identificação de Terra Indígena (PEREIRA, 2002a e 2002b) e em pesquisas recentes com vistas à elaboração da tese de doutorado. Utilizo também, em grande medida, os estudos de Brand (1993 e 1997), fundamentais para a compreensão doprocesso de perda da terra por parte de inúmeras comunidades guarani. Ao final, tento extrair duas conseqüências que decorrem da abordagem adotada no texto: 1) a primeira, de natureza teórica, permite caracterizarestas ações enquanto movimento social; 2) a segunda, de natureza política, exclui qualquer legitimidade para a alegação, freqüente em certos setorespolíticos regionais, de que tais ações seriam resultado direto da interferência de agentes políticos externos às comunidades guarani.Descargas
Publicado
2014-11-19
Cómo citar
Pereira, L. M. (2014). O movimento étnico-social pela demarcação das terras guarani em MS. Tellus, (4), 137–145. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i4.59
Número
Sección
Artigos
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.