Entrevista - Pe. Georg Lachnitt
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v20i41.693Resumen
Há algum tempo que a equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) ensaiava um convite ao nosso diretor, Pe. Georg Lachnitt, para nos conceder uma entrevista. Com ele sempre avesso às “formalidades”, sabíamos que não seria uma tarefa fácil.
Padre Georg sempre gostou de nos contar suas histórias junto aos povos Xavante e Bororo. Quando tinha tempo, “vinham” narrativas acumuladas ao longo de quase 50 anos dedicados a esses povos. As viagens de Campo Grande até Sangradouro e Meruri eram recheadas de bons relatos, puxados das lembranças que cada curva provocara em sua memória brilhante, adocicada por um gosto forte de contar causos − tendo como trilha sonora as marchas sinfônicas tocadas pelos bombeiros civis alemães. “É para não cair no sono”, costumava dizer Georg, antes de aumentar ainda mais o volume.
No fim de julho do ano passado, fizemos o convite para um bate-papo e, para a nossa surpresa, o aceite foi imediato. Então, no dia 12 de agosto de 2019, conversamos em uma sala de aula no segundo andar do prédio anexo à Biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS.
Pe. Georg faleceu no dia 20 de abril de 2020, antes que esta entrevista fosse publicada. Na conversa a seguir, que partilhamos com os leitores da TELLUS, tivemos o prazer de saber mais sobre esta figura tão marcante e especial, que muito contribuiu no trabalho dos salesianos junto aos povos Xavante e Bororo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.