Entre brincadeiras e hostilidades: percepção, construção e vivência das regras de organização social entre as crianças indígenas galibi-marworno
Resumo
Este artigo pretende demonstrar, a partir de uma reflexão pautada no cruzamento teórico entre Antropologia da Infância e Etnologia Indígena, a maneira pela qual as crianças Galibi-Marworno (Amapá) percebeme vivenciam, em suas próprias experiências infantis, a organização social de seu grupo. Para tanto, enfatiza-se aqui o uso da concepção de “conhecimentos horizontalmente transmitidos”, ou seja, que circulam entre os grupos de crianças sem a intervenção direta das gerações adultas. Desta forma, pretende-se ressaltar a participação e protagonismo infantil diante dos constructos simbólicos de sua sociedade.Downloads
Publicado
2014-11-27
Como Citar
Codonho, C. G. (2014). Entre brincadeiras e hostilidades: percepção, construção e vivência das regras de organização social entre as crianças indígenas galibi-marworno. Tellus, (17), 131–161. Recuperado de https://tellusucdb.emnuvens.com.br/tellus/article/view/186
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.