Língua, identidade e universidade: pistas para uma experiência intercultural a partir do conceito guarani de palavra
Resumo
A partir da experiência no curso de Licenciaturas Indígenas Teko Arandu, “modo de ser sábio”, e de pesquisas de campo realizadas em aldeias guarani e kaiowá, procuro, neste artigo, refletir sobre os vínculos entre língua e identidade e entre língua e palavra no pensamento e na experiência de grupos chamados guarani. Apresento dados etnográficos que considero pertinentes para uma proposta diferenciada e intercultural de ensino universitário e socializo alguns questionamentos decorrentes da minha inserção nas comunidades guarani.Downloads
Publicado
2014-11-24
Como Citar
Chamorro, G. (2014). Língua, identidade e universidade: pistas para uma experiência intercultural a partir do conceito guarani de palavra. Tellus, (13), 37–49. Recuperado de https://tellusucdb.emnuvens.com.br/tellus/article/view/140
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.