A RELAÇÃO DA CRIANÇA INDÍGENA EM SITUAÇÃO DE ACAMPAMENTO NO TERRITÓRIO
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo um registro antropológico, por meio do recurso fotográfico das crianças Guarani e Kaiowá, que vivem em situação de acampamento na região sul do Estado de Mato Grosso do Sul, em sua relação com o território de ocupação coletiva. As áreas indígenas que foram pesquisadas são, especificamente, a de Laranjeira Ñanderu, Curral do Arame (Apykaí) e Prakurity. O cotidiano das crianças Guarani e Kaiowá que vivem fora de seus tekoha, foram registrados no contexto de suas moradias, da casa de reza, das áreas em comum e o deslocamento involuntário com o processo de readaptação aos espaços até então provisórios, provenientes de ordem judicial, que é experimentado e articulado pelas crianças da área Laranjeira Ñanderu e do assentamento de beira de estrada, área Curral do Arame. O trabalho aqui apresentado tem como aspecto inovador e relevante a proposta de registro fotográfico do relacionamento da criança com o território, a partir do qual se produzirá a análise acerca da relação espaço e universo infantil em situação de acampamento indígena.
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