A política e seus outros: imagens sobre a ação política entre as/os Kaiowá e os/as Guarani
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v18i35.498Palavras-chave:
cosmopolítica, transformações, Guarani, KaiowáResumo
O contexto atual de vida dos Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul é marcado por intensas formas de mobilização e articulação política das famílias como forma de ação para pressionar o Estado em identificar e demarcar seus territórios de habitação tradicional. Neste texto, pretendemos, por meio das nossas reflexões e imagens produzidas através de nossas pesquisas, demonstrar que a vida social kaiowá e guarani é marcada por potentes e múltiplas relações entre eles e seus outros que configuram importantes modos como conceituam sua vida social. As fotos, em conjunto com texto apresentado, procuram dar relevo à ação do pensamento kaiowá como política na mediação e transformação da alteridade.
Referências
CARIAGA, Diógenes E. As transformações nos modos de ser criança entre os Kaiowa em Te’ýikue - Caarapó/MS (1950-2010). 2012. Dissertação (Mestrado em História - História Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2012.
CRESPE, Aline Castilho. Mobilidade e temporalidade Kaiowá: do tekohá à reserva, do tekoharã ao tekoha. 2015. Tese (Doutorado em História - História Indígena) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2005.
LÉVI-STRAUSS, Claude. História de Lince. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
______. O pensamento selvagem. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1976.
MORAIS, Bruno M. Do corpo ao pó: crônicas da territorialidade Kaiowá e Guarani nas ajacências da morte. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2016.
PEREIRA, Levi M. Imagens Kaiowá do sistema social e seu entorno. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, SP, 2004.
PIMENTEL, Spensy K. Elementos para uma teoria política kaiowá e guarani. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, SP, 2012b.
SAHLINS, Marshall. Ihas de História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.
SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura Guarani. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. [1954, 1. ed.].
SERAGUZA, Lauriene. Cosmos, corpos e mulheres Kaiowa e Guarani: de aña à kuña. 196f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Sociocultural) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
STRATHERN, Marilyn. Sharing, stealing and borrowing simultaneously. In: STRANG, Veronica and BUSSE, Mark (Ed.). Ownership Appropriation. Oxford, New York: Berg Publisher, 2011. p. 23-42.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios em Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002a.
______.O nativo relativo. Mana - Estudos em Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 113-48, 2002b.
______. Nimuendaju e os Guarani. In: NIMUENDAJU, Curt Unkel. As lendas da criação e destruição do mundo como fundamentos da religião dos Apapocúva-Guarani. São Paulo: HUCITEC/EDUSP, 1987. p. xvii-xxxviii. (Coleção Ciências Sociais).
ZEA, Evelyn M. Tradução como iniciação. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 36, n. 3, p. 192-212, set./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.