Ensino história indígena em livros didáticos: problematizações a partir de uma coletânea distribuída na rede municipal de ensino de Florianópolis, SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.vi44.708

Palavras-chave:

ensino de História, Nova História Indígena, livros didáticos, Ensino Fundamental

Resumo

O presente artigo tem como intuito contribuir com algumas reflexões acerca do ensino de História Indígena na Educação Básica a partir da análise e problematização dos conteúdos presentes na coletânea didática Vontade de Saber: História, distribuída a escolas da rede municipal de educação de Florianópolis-SC.  A análise fundamenta-se em dispositivos legais, como a Lei n. 11645/08, as Diretrizes Operacionais para a Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica (2016) e nas normativas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A problematização dos conteúdos e as indicações propositivas foram orientadas pelos princípios teórico-metodológicos da chamada Nova História Indígena, cujos preceitos vêm influenciando a produção historiográfica na área ao longo dos últimos 25 anos, promovendo olhares e práticas que ressaltam e valorizam o protagonismo indígena e sua agência histórica.

Biografia do Autor

Sandor Bringmann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre e doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino na UFSC. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFSC).

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Bringmann, S. (2021). Ensino história indígena em livros didáticos: problematizações a partir de uma coletânea distribuída na rede municipal de ensino de Florianópolis, SC. Tellus, (44), 53–82. https://doi.org/10.20435/tellus.vi44.708