Ensino história indígena em livros didáticos: problematizações a partir de uma coletânea distribuída na rede municipal de ensino de Florianópolis, SC
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.vi44.708Palavras-chave:
ensino de História, Nova História Indígena, livros didáticos, Ensino FundamentalResumo
O presente artigo tem como intuito contribuir com algumas reflexões acerca do ensino de História Indígena na Educação Básica a partir da análise e problematização dos conteúdos presentes na coletânea didática Vontade de Saber: História, distribuída a escolas da rede municipal de educação de Florianópolis-SC. A análise fundamenta-se em dispositivos legais, como a Lei n. 11645/08, as Diretrizes Operacionais para a Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica (2016) e nas normativas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A problematização dos conteúdos e as indicações propositivas foram orientadas pelos princípios teórico-metodológicos da chamada Nova História Indígena, cujos preceitos vêm influenciando a produção historiográfica na área ao longo dos últimos 25 anos, promovendo olhares e práticas que ressaltam e valorizam o protagonismo indígena e sua agência histórica.
Referências
ALMEIDA, M. R.C. A atuação dos indígenas na história do Brasil: revisões historiográficas. In: Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 75, 2017. p. 17-38. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-93472017v37n75-02
ALMEIDA, M. R.C. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
BANIWA, G. S. L. Movimentos e políticas indígenas no Brasil contemporâneo. In: Revista Tellus, Campo Grande, ano 7, n. 12, 2007. p. 127-46. Disponível em: http://www.gpec.ucdb.br/projetos/tellus/index.php/tellus/article/view/136. Acesso em: 2 dez. 2020.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
BORELLI, S. H. S. Os kaingang no estado de São Paulo: constantes históricas e violência deliberada. In: MONTEIRO, J. M.; RANGEL, L. H.; ANDRADE, L. M. M.; LUIZ, M. L. M.; GOMES, R. S.; GUERRIERO, S.; BORELLI, S. H. S. Índios no estado de São Paulo: resistência e transfiguração. São Paulo: Yankatu, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017/2019. Brasília-DF, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, em decorrência da Lei n. 11.645/2008. Brasília-DF, 2015.
BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília-DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11645.htm. Acesso em: 12 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília-DF, 2004.
BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Brasília-DF, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 12 mar. 2020.
BRASIL. Assembleia Nacional Constituinte. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF, 1988.
CAIMI, F. E. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: ROCHA, H. A. B.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M. S. (Org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2017. p. 23-45.
COELHO, M. C.; COELHO, W. N. B. O ensino de história e os desafios da diversidade: a conformação da consciência histórica nos processos de implementação da Lei 10639/2003. In: ROCHA, H.; MAGALHÃES, M.; GONTIJO, R. O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV, 2015. p. 283-304.
CUNHA, M. C. (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
DAVIS, S. Vítimas do milagre: o desenvolvimento e os índios do Brasil. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1978.
DICKIE, M. A. S. Levi Strauss e os fios da história. In: GROISMAN, A. et al. Antropologia em primeira mão. Florianópolis: UFSC, 2012.
FLORIANÓPOLIS (Estado). Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/25_05_2015_13.21.19.a8cfbc1ba45502447185ee928a98ce06.pdf. Acesso em: 13 abril 2019.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2012.
FREIRE, C. A. R. (Org.). Memória do SPI: textos, imagens e documentos sobre o Serviço de Proteção aos Índios (1910-1967). Rio de Janeiro: FUNAI, 2011.
GRUPIONI, L. D. B. Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, A. L.; GRUPIONI, L. D. B. (Org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. São Paulo: Global, 1995 p. 481-525.
MONTEIRO, J. Tupi, tapuias e historiadores: estudos de História Indígena e Indigenismo. 2001. Tese (Livre Docência) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2001.
MONTEIRO, J. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens
de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
MUNDURUKU, D. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo Paulinas, 2012.
OLIVEIRA, J. P. Ensaios de Antropologia Histórica. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
PELLEGRINNI, M. C.; DIAS, A. M.; GRINBERG, K. Vontade de saber – história. 7º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2012a.
PELLEGRINNI, M. C.; DIAS, A. M.; GRINBERG, K. Vontade de saber – história. 8º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2012b.
PELLEGRINNI, M. C.; DIAS, A. M.; GRINBERG, K. Vontade de saber – história. 9º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2012c.
PELLEGRINNI, M. C.; DIAS, A. M.; GRINBERG, K. Vontade de saber – história. 7º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015a.
PELLEGRINNI, M. C.; DIAS, A. M.; GRINBERG, K. Vontade de saber – história. 8º ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015b.
PELLEGRINNI, M. C.; DIAS, A. M.; GRINBERG, K. Vontade de saber: história. 9º Ano. 3. ed. São Paulo: FTD, 2015c.
PEREGALLI, H. A América que os europeus encontraram. São Paulo: Atual, 1994.
PINSKY, J.; PINSKY, C. B. O que e como ensinar: por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, propostas e práticas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 17-36.
RIBEIRO, D. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
RODRIGUES, R. A. Cenários da ocupação guarani na calha do Alto Paraná: um
estudo etnoarqueológico. 2001. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2001.
SANTIAGO, A. R. F. A viabilidade dos PCNs como política pública de intervenção no currículo escolar. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO [ANPED], 23., 24-28 set. 2000, Caxambu. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2000. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/viabilidade-dos-pcn-como-politica-publica-de-intervencao-no-curriculo-escolar. Acesso em: 10 dez. 2020.
SANTOS, S. C. Índios e brancos no sul do Brasil: a dramática experiência Xokleng. Florianópolis: Edeme, 1973.
SANTOS, S. C. A integração do índio na sociedade regional: a função dos postos indígenas em Santa Catarina. Florianópolis: UFSC, 1970.
SILVA, A. L.; GRUPIONI, L. D. B. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MARI/MEC/UNESCO, 1995.
SOUZA LIMA, A. C. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação do estado no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1995.
SPOSITO, F. Nem cidadãos, nem brasileiros: indígenas na formação do estado nacional brasileiro e conflitos na província de São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em História Social) Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2006.
VALENTE, R. Os Fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena na ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
VARNHAGEN, F. A. História Geral do Brasil [1854] 7. ed. São Paulo/Belo Horizonte: Edusp/Itatiaia, 1980.
WITTMANN, L. T. O vapor e o botoque: imigrantes alemães e índios Xokleng no Vale do Itajaí/SC (1850-1926). Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.