Sul global em luta antirracista: abrindo caminhos digitais para a erradicação do racismo na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i53.968

Palavras-chave:

sul global, racismo, Educação Superior, interseccionalidade, educação online

Resumo

A finalidade deste artigo é discutir, de forma integrada, ações escolhidas pela sua significatividade, selecionadas a partir das propostas de ações de dois ciclos da ação voltada para a eliminação do Racismo no Ensino Superior, no âmbito da campanha coordenada pela Cátedra UNESCO Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina/UNTREF nos períodos de setembro a dezembro de 2020 (primeiro ciclo) e de outubro a dezembro de 2021 (segundo ciclo). Durante o primeiro ciclo foram abordadas diversas ações inter-institucionais em uma rede que envolveu países como Brasil, Guiné Bissau e Argentina. Todas as ações foram tangenciadas pela discussão antirracista em perspectiva descolonizadora, internacional, intercultural e plurilíngue. Durante o segundo ciclo, o foco esteve na luta antirracista vinculada à comunidade Surda do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Refletimos sobre a importância de tecermos pontes críticas na construção de reflexões sobre o racismo que sejam capazes de evidenciar os outros aspectos do pertencimento identitário em perspectiva interseccional - deficiências, gênero, nação, dentre outras.

Referências

ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 7 maio 2023.

BRASIL. Decreto n. 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm. Acesso em: 07 maio 2023.

BRASIL. Lei 12.319, de 01 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em: 07 maio 2023.

BRASIL. Decreto n. 5.626/2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 7 maio 2023.

BROGUET, J.; BIASSONI, R. Rosalía y el revés de las cosas. Argentina: Listocalisto, 2020.

CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001

CERVO, A. L. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CRUZ, L. A.; GUEDES, M. A.; LEMOS, A. M. Literatura surda: análise de um conto infantil à luz da tradução intercultural e intermodal. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 41, n. 2, p. 223-249, ago./dez. 2021.

DESLANDES, S.; COUTINHO, T. Pesquisa social em ambientes digitais em tempos de COVID-19: notas teórico-metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 11, p. 1-11, 2020.

ESPINOSA-MIÑOSO, Yuderkys. Una crítica descolonial a la epistemología feminista crítica. El Cotidiano, [S. l.], n. 184, p.7-12, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=32530724004. Acesso em: 2 maio 2023.

FALS BORDA, O. Conocimiento y poder popular. Bogotá: Siglo XXI, 1985.

LOANGO, A. O. Las múltples formas del racismo. In: UNESCO; UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo. [Cuaderno de la Colección Apuntes iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior]. Ciudad de Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2019. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 7 maio 2023.

MATO, D. El caso George Floyd y el racismo en los sistemas e instituciones de educación superior. In: UNESCO; UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo. [Cuaderno de la Colección Apuntes iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior]. Ciudad de Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2019a. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 7 maio 2023.

MATO, D. Racismo y educación superior en América Latina. In: UNESCO; UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo. [Cuaderno de la Colección Apuntes iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior]. Ciudad de Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2019b. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 7 maio 2023.

MELLO, A. G.; NUERNBERG, A. H. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 635-655, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000300003 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000300003

MOREIRA, M. C. N.; DIAS, F. S. Deficiência e interseccionalidade na pandemia de Covid-19. In: MATTA, G. C.; REGO, S.; SOUTO, E. P.; SEGATA, J. (Ed.). Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021. p. 99-109.

MOTA, D. C. B.; SILVA, Y. V.; COSTA, T. A. F.; AGUIAR, M. H. C.; MARQUES, M. E. M.; MONAQUEZI, R. M. Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 6, p. 2159-2170, 2021.

NASCIMENTO, R. G. Por uma educação antirracista nas universidades. In: UNESCO; UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo. [Cuaderno de la Colección Apuntes iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior]. Ciudad de Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2019. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 7 maio 2023.

OLIVEIRA, S. M. Os artefatos culturais surdo nos currículos de graduação do tradutor e intérprete de língua de sinais/língua portuguesa. 2020. 135f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, 2020.

OLIVEIRA, S. M. Os currículos de formação de tradutores intérpretes de libras e os artefatos culturais. Translatio, Porto Alegre, n. 15, jun. 2018.

PAGURA, R. J. Tradução & interpretação. In: AMORIM, L. M.; RODRIGUES, C. C.; STUPIELLO, E. N. A. (Org). Tradução & Perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2015. p. 183-207.

POESIA Mãe Assassina. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min 16 seg). Publicado pelo canal Nayara Silva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q1f7rpMe_wQ. Acesso em: 11 maio 2023.

RACISMO estrutural no ensino superior: relatos de experiências de mulheres guineenses no Brasil. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (30 min 14 seg). Publicado pelo canal Cemgui Okinkas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p6SvE9KxXqw. Acesso em: 11 mai. 2023.

RAMOS, Leni Rodrigues. A interseccionalidade na educação inclusiva: marcadores sociais da diferença. 2021. 22f. TCC (Pós-Graduação Lato Sensu em Diversidade e Gênero na Educação) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131. Acesso em: 7 maio 2023.

RÓNAI, Paulo. Escola de tradutores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

SILVA, J. A.; ECHAZÚ BÖSCHEMEIER, A. G.; BARBOSA, A. P. M. Relatos de experiência de racismo com pessoas surdas: territórios da educação e da saúde. In: CARVALHO, B. S.; FERREIRA, J. G.; ARAÚJO, L. U. A.; OLIVEIRA, L. G. S.; NEGRÃO, O. G. C.; KNOX, W. (Org). Territórios de identidade e políticas públicas: perspectivas teóricas, relatos e experiências no enfrentamento à covid-19 com comunidades e movimentos sociais. Mossoró: Edições UERN; Áporo Editorial, 2022. p. 91-100.

SILVA, V. C.; SILVA, W. S. Marcadores sociais da diferença: uma perspectiva interseccional sobre ser estudante negro e deficiente no Ensino Superior brasileiro. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 62, p. 569-586, 2018.

VELÁSQUES, Luisa María. Racismo en la educación superior, del imaginario a la cotdianidad. In: UNESCO; UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo. [Cuaderno de la Colección Apuntes iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior]. Ciudad de Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2019. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 7 maio 2023.

ZAMBONI, Marcio. Marcadores sociais da diferença. Sociologia: grandes temas do conhecimento, [Especial Desigualdades], São Paulo, v. 1, p. 14-18, ago. 2014.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Alyssa de Lima Silva, J., Patricia Marcos Barbosa, A. ., Gretel Echazú Böschemeier, A. ., Régis de Melo, R., Tassia dos Santos, T. ., da Silva Carvalho, B., … Broguet, J. (2025). Sul global em luta antirracista: abrindo caminhos digitais para a erradicação do racismo na educação superior. Tellus, 24(53). https://doi.org/10.20435/tellus.v24i53.968