A trajetória intelectual de um pesquisador Guarani Nhandewa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i53.953

Keywords:

Academia, Educação, Intelectuais Indígenas

Abstract

Resumo: Neste texto, apresento uma reflexão sobre minha trajetória intelectual enquanto pesquisador indígena pertencente ao povo Guarani Nhandewa nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Problematizo o conceito de intelectuais indígenas, seus desafios e possibilidades na academia e, baseada em uma análise bibliográfica de autores indígenas e não indígenas, discuto o papel desse intelectual como representante de seu povo. O que embasa minhas reflexões acerca desse tema é a existência do duplo pertencimento, ser intelectual indígena e ao mesmo tempo um intelectual acadêmico/pesquisador da própria cultura dentro da academia, cujo modelo ainda é ocidental/eurocêntrico.

Author Biography

Isael da Silva Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estágio de doutorado sanduíche na University of the Fraser Valley, no Canadá. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pesquisador no Grupo de pesquisa (CNPq/UFRGS) PEABIRU: Educação ameríndia e interculturalidade. Também é colaborador na Ação Saberes Indígenas na Escola (MEC/SECADI), Núcleo UFRGS.

References

AMADO, Luiz Henrique Eloy. VUKÁPANAVO - O Despertar do Povo Terena para os seus Direitos: Movimento indígena e confronto político. 2019. 241f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2019.

BANIWA, Gersem. A Lei das Cotas e os povos indígenas: mais um desafio para a diversidade. Cadernos do Pensamento Crítico Latino-Americano, [S. l.], 2014.

BARROS, Manoel. Menino do mato; escritos em verbal de ave; a turma. São Paulo: Leya, 2013.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Intelectuais indígenas, interculturalidade e educação. Tellus, Campo Grande, n. 26, p. 11–29, 2015. Disponível em: https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/297. Acesso em: 10 abr. 2023.

CATTANEO, Dilermano et al (Org.). Geografias das R-esistências. Ponta Grossa: Monstro dos Mares, 2021. 298 p.

FERREIRA, Bruno. ŨN SI AG TŨ PẼ KI VẼNH KAJRÃNRÃN FÃ - O papel da escola nas comunidades Kaingang. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

GÓES, Paulo. Relatório Antropológico N° 01/ 2010. Curitiba 08 de julho de 2010. Curitiba: Ministério Público, 2010. 24 p.

GRAMSCI, Antonio. Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.

IBGE. Cidades e Estados do Brasil. IBGE, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 12 abr. 2023.

MORAES, Jacob Bittencourt. Histórias e Mistérios do Sertão do Tibagi. Ivaiporã: MR Gráfica e Editora, 2008. 235 p.

MORIN, Edgar. Os Meus Demônios. Lisboa: Publicações Europa-América, 1995. 233 p.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Os (des) caminhos do meio ambiente. São Paulo, Contexto, 2000.

SANTOS, Boaventura de Souza. O fim do império cognitivo. A afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. 477 p.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia crítica. São Paulo: Edusp, 2008.

Published

2025-06-23

How to Cite

Pinheiro, I. da S. . (2025). A trajetória intelectual de um pesquisador Guarani Nhandewa. Tellus, 24(53). https://doi.org/10.20435/tellus.v24i53.953

Issue

Section

Escritos Indígenas