UEL in the fight against racism: political-institutional challenges and perspectives
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.964Keywords:
Affirmative action, Racism, Higher educationAbstract
The article deals with the campaign UEL in the fight against racism developed by the State University of Londrina, in partnership with the Unesco Higher Education Chair, Indigenous Peoples and Afro-descendants in Latin America. Since the implementation of affirmative policies for afro-descendent and indigenous students, from the 2000s, the institution has been discussed the different expressions of racism and strategies for confronting them. In 2020, the Unesco Chair in Higher Education and Indigenous Peoples and Afro-descendants in Latin America organized a call for Actions on the Internet for the Eradication of Racism in Higher Education in Latin America. UEL, as well as 25 other universities from different countries, responded to this notice. This participation was fundamental for an institutional position and permanent attention and action in the fight against racism.
References
ALMEIDA, S. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
ALVES, R. O ciclo intercultural de iniciação acadêmica para estudantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2016.
AMARAL, W. R. A presença indígena e afrodescendente interroga a educação superior e possibilita o enfrentamento ao racismo. Colección Apuntes, Buenos Aires, n. 4. 2019c.
AMARAL, W. R. A Comissão Universidade para os Índios (CUIA) do Paraná: uma experiência inédita de ação interinstitucional de política pública de educação superior indígena no Brasil, In: MATO, D. (Org.). Educación superior y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: colaboración intercultural: experiencias y aprendizajes. Sáenz Peña: Universidad Nacional Tres de Febrero, 2019b.
AMARAL, W. R. O enfrentamento do racismo pelo combate à evasão e pelo fortalecimento da presença indígena nas universidades. In: MATO, D. (Org.). Educación superior y pueblos indígenas y afrodescendientes en América Latina: las múltiples formas de racismo. Sáenz Peña: Universidad Nacional Tres de Febrero, 2020.
AMARAL, W. R.; PATZI, N. E. C. 1ª Campanha para a erradicação do racismo na Educação Superior na América Latina. Integración y Conocimiento, Córdoba, v. 2, n. 10, p. 13-37, 2021.
AMARAL; W. R.; SILVÉRIO, D. M. F. A Comissão Universidade para os Índios: desafios na política de educação superior indígena. In: AMARAL, W. R.; FRAGA, L.; RODRIGUES, I.
C. (Org.). Universidade para indígenas: a experiência do Paraná. Rio de Janeiro: FLACSO, 2016.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2012.
COMUNIDADE universitária marcha contra o racismo. O Perobal, Londrina, 2022. Disponível em: https://operobal.uel.br/tv-uel/2022/05/12/comunidade-universitaria-marcha-contra-o-racismo/. Acesso em: 8 maio 2023
CORPO de João Alberto, morto após ser espancado em unidade do Carrefour, é enterrado em Porto Alegre. G1 - Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
GONZÁLES, L. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: RIOS, F.; LIMA, M. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
KRENAK, A. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
LOANGO, A. O. Las múltiples formas del racismo. Colección Apuntes, Buenos Aires, n. 13, 2019.
LUCIANO, G. J. S.; AMARAL, W. R. Povos indígenas e educação superior no Brasil e no Paraná: desafios e perspectivas. Integración y Conocimiento, Córdoba, vol. 10, núm. 10, p.13-37, 2021. Doi: https://doi.org/10.61203/2347-0658.v10.n2.34069
MATO, D.. Racismo y Educación Superior en América Latina. Colección Apuntes, Buenos Aires, n. 1, 2019
MOURA, C. Sociologia do negro brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.
NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.
PARANÁ. Lei n. 2.995, de 19 de maio de 2005. Dá nova redação ao art. 32 da Lei nº 2.406, de 29 de janeiros de 2002, que institui a Política Estadual dos Recursos Hídricos e cria o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Curitiba: Governo do Estado, 2005.
PARANÁ. Lei ordinária n. 13134, de 18 de abril de 2001. Reserva 3 (três) vagas para serem disputadas entre os índios integrantes das sociedades indígenas paranaenses, nos vestibulares das universidades estaduais. Curitiba: Governo do Estado, 2001.
PAULINO, M. M. Povos indígenas e ações afirmativas: o caso do Paraná. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
PACHECO, J. Q. Desafios da inclusão: o olhar dos jovens negros sobre a política de cotas na UEL. 2019. Tese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA [UEL]. PORTARIA 4126 - 30/09/2022. Considerando a necessidade de promover ações estratégicas de enfrentamento ao racismo de forma conjunta e articulada na Universidade Estadual de Londrina. Curitiba: Governo do Estado; UEL, 2022. Disponível em: https://sites.uel.br/contraoracismo/wp-content/uploads/2022/10/4126.pdf. Acesso em: 11 maio 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mônica Kaseker, Wagner, Andréa, Marleide
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.