Tellus ano 24, n, 52, jan./dez. 2024

					Visualizar Tellus ano 24, n, 52,  jan./dez. 2024

Capa: Lamparina
Foto: José Francisco Sarmento Nogueira
Criação e arte final: José Francisco Sarmento Nogueira

Publicado: 2024-07-09
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.1042

Artigos

  • Revista Completa

    Equipe Editorial
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.1060
  • Nhandereko Yvyrupá Py: modo de viver Guarani na terra indígena Tekoá marangatu, Imaruí, SC, Brasil

    Fabiano Alves, Juliano Bitencourt Campos, Orivaldo Junior Nunes, Francisco Silva Noelli, João Alberto Ramos Batanolli, José Gustavo Santos da Silva
    11-37
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.959
  • Convívio de alunos indígenas e alunos não indígenas em uma escola indígena: um encontro de culturas

    Sandra Maria Nascimento de Mattos, Jose Roberto Linhares de Mattos, Aldenor Araujo da Silva
    39-62
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.935

Dossiê: Campanhas pela Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina (Cátedra UNESCO-UNTREF): relatos e experiências indígenas e afrodescendentes (Período 2020-2022)

  • Apresentação do dossiê campanhas para a erradicação do racismo na Educação Superior na América Latina (cátedra UNESCO-UNTREF): relatos e experiências (período 2020-2022)

    Karla Leandro Rascke, María Verónica Miranda, Henry Steven Rebolledo Cortes
    63-74
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.1012
  • Investigación e intervención sobre racismo en la Universidad Pedagógica Nacional, México

    Gabriela Czarny, Cecilia Navia, Saúl Velasco
    75-103
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.963
  • O combate ao racismo na educação superior: a experiência dos NEAB’s das universidades estaduais do Paraná

    Maria Nilza da Silva, Gabriel Gustavo Santos, Delton Aparecido Felipe, Mariana Aparecida dos Santos Panta, Sonia Maria dos Santos Marques, Clodoaldo Porto Filho
    105-131
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.972
  • Educação superior e histórias de vida de indígenas e afrodescendentes: construindo pontes a partir da abordagem de aprendizagem-serviço em um sistema-mundo racializado

    Carlos Corrales Gaitero, Alberto Izquierdo Montero, Alberto Moreno Doña, Juan García-Gutiérrez
    133-151
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.961
  • Relatos de experiências sobre a construção das jornadas de combate ao racismo no ensino superior

    Ana Caroline Amorim Oliveira, José Alves Dias
    153-173
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.969
  • Abriendo la Caja Negra del Racismo Estructural. Expresiones de racismo y antirracismo en la Universidad de Antioquia (Medellín-Colombia)

    Ángela Emilia Mena Lozano , Ana Rosa Herrera Campillo , Isabel Romaña, Lorenzo Vargas Tello
    175-204
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.978
  • UEL na luta contra o racismo: desafios e perspectivas político-institucionais

    Mônica Kaseker, Wagner Roberto do Amaral, Andréa Pires Rocha, Marleide da Silva Rodrigues Perrude
    205-229
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.964
  • Eu Justicia racial en la Educación Superior Cubana Colaboración internacional desde la Universidad Nacional de Tres de Febrero de Argentina

    Marybexy Calcerrada Gutiérrez, Rafael Lorenzo Martín, Aida Teresa Torralbas Fernández, Alejandro Torres Gómez de Cádiz Hernández
    231-247
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.975
  • Sentir-pensar a educação antirracista na universidade: Academia Preta Decolonial como prática de enfrentamento ao racismo

    Leila Lima de Sousa, Michelly Carvalho
    249-265
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.962
  • Tejiendo Caminos para Eliminar el Racismo: Pueblos Indígenas y Educación Superior en Colombia

    Óscar Montero, Bastien Bosa, Dunen Muelas
    267-298
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.971
  • Sul Global em luta antirracista: abrindo caminhos digitais para a erradicação do racismo na educação superior

    Jenipher Alyssa de Lima Silva, Ana Patricia Marcos Barbosa, Ana Gretel Echazú Böschemeier, Rute Régis de Melo, Taízia Tassia dos Santos, Breno da Silva Carvalho, Ezequiel Adney Lima da Paixão, Peti Mama Gomes, Lucrecia Raquel Greco, Julia Broguet
    299-33
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.998
  • UBUNTU: Subjetivação, Educação e Reconfiguração do Ensino Superior

    Edson Roberto de Jesus, Renata Leal Moreira, Bruna Rodrigues dos Santos, Camilla Alleon Carvalho Oliveira, Bárbara Ferreira
    333-351
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.966
  • Relato de experiência: campanhas para erradicação do racismo no ensino superior

    Larissa Lacerda Menendez, Haydee Maricela Mora Amezcua
    353-371
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.976