The fight against racism in higher education: the experience of NEAB’s from state universities in Paraná
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.972Keywords:
college education, affirmative actions, racism, antiracismAbstract
This work aims to present the activities carried out jointly by seven state universities of Paraná in the “2ª Campanha de Erradicação do Racismo na Educação Superior da América Latina” (2021), an initiative proposed by the Unesco Chair “Educación Superior y Pueblos Indigenas y Afrodesciendentes en America Latina”, coordinated by Daniel Mato, from Universidad Nacional Tres Febrero - UNTREF, Argentina. In order to discuss this experience in a contextualized way, the article starts with a brief approach to the impacts of racism on the Brazilian educational system, as well as some aspects of the anti-racist struggle in Brazil and Paraná, with emphasis on the intense mobilization for implementation, improvement and continuity of affirmative actions for the black population. Among the main results obtained, the fruitful exchanges of experiences between the universities of Paraná stand out, which led to the creation of support networks and inter-institutional collaboration to strengthen actions to combat racism in higher education in dialogue with other national and international institutions. international.
References
ARANTES, Adlene Silva. Discursos sobre eugenia, higienismo e racialização nas escolas primárias pernambucanas (1918-1938). In: FONSECA, Marcus Vinícius; BARROS, Surya Aaronovich Pombo (Org.). A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016.
ARIMATHÉIA, José. IEESs têm série de ações dentro da 2ª Campanha de Erradicação do Racismo na Educação Superior na AL. O Perobal, Londrina, 8 set. 2021. Disponível em: https://operobal.uel.br/sociedade/2021/09/08/2-campanha-erradicacao-racismo-na-educacao-s uperior-na-al/. Acesso em: 13 maio 2023.
BRASIL. Lei n. 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm#art1. Acesso em: 18 maio 2023.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2012.
DÁVILA, Jerry. O diploma de brancura: política social e racial no Brasil, 1917 - 1945. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
DELGADO, Paulo Roberto. Negros no Paraná na primeira década do século XXI: características demográficas e desigualdades raciais. In: RAGGIO, Ana; BLEY, Regina Bergamaschi; TRAUCZYNSKI, Silvia Cristina. Abordagem histórica sobre a população negra no estado do Paraná. [Volume 2]. Curitiba: SEJU, 2018.
DIWAN, Pietra. Raça Pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2015.
DORNA, Camila Cantoia. UEM e mais seis Universidades do Paraná promovem evento contra racismo. Notícias UEM, Maringá, 9 set. 2021. Disponível em: http://www.noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26049%3Aue m-e-mais-seis-universidades-estaduais-promovem-evento-contra-racismo&catid=986%3Apgi na-central&Itemid=211. Acesso em: 13 maio 2023.
FELIPE, Delton Aparecido; CARVALHO, Lílian Amorim. Cotas para a população negra na Universidade Estadual de Maringá: mobilizações, implementação e desafios. Revista da ABPN, Curitiba, v. 13, [n. ed. Especial], p. 11-37, 2021.
FELIPE, Delton Aparecido. Cotas Raciais e Comissões de Heteroidentificação como Direito de Minoria: contexto e desafios. Escritas do Tempo, Marabá, v. 4, n. 10, p. 86-103, 2022.
FELIPE, Delton Aparecido. A presença negra na história do Paraná: pelo direito à memória. In: RAGGIO, Ana; BLEY, Regina Bergamaschi; TRAUCZYNSKI, Silvia Cristina. Abordagem histórica sobre a população negra no estado do Paraná. [Volume 2]. Curitiba: SEJU, 2018. p. 7-25.
GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: GOMES, Nilma Lino. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 492-516.
GOMES, Nilma Lino; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da; BRITO, José Eustáquio de. Ações Afirmativas de Promoção da Igualdade Racial na Educação: lutas, conquistas e desafios. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, 2021.
LACERDA, João Batista. Sur le métis au Brésil. Rio de Janeiro: UFRJ, 1911.
MARTINS, Wilson. Um Brasil diferente. [s.l.]: T. A. Queiroz, 1989.
PARANÁ. Defensoria Pública do Estado. Defensoria do Paraná vai à Justiça para que vestibular da Unicentro reserve 20% de suas vagas para cotistas raciais. Defensoria Pública do Estado do Paraná, Curitiba, 27 mar. 2023. Disponível em: https://www.defensoriapublica.pr.def.br/Noticia/Defensoria-do-Parana-vai-Justica-para-que-v estibular-da-Unicentro-reserve-20-de-suas-vagas. Acesso em: 13 maio 2023.
PARANÁ. Lei geral das universidades estaduais do Paraná - Proposta de um anteprojeto de lei. Curitiba: Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, 2019. Disponível em: https://sindiproladuel.org.br/wp-content/uploads/2019/07/proposta-de-lei-geral-1.pdf. Acesso em: 13 maio 2023.
PARANÁ. Lei n. 14.274, de 24 de dezembro de 2003. Reserva vagas a afro-descendentes em concursos públicos, conforme especifica. Curitiba: Governo do Estado, 2003.
SADER, Emir. Quando os novos personagens entram em cena. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SCHWARCZ, Lilia. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
SILVA, Maria Nilza da; PANTA, Mariana. Casa Dona Vilma – Yá Mukumby: memórias e lutas pelas ações afirmativas. Londrina: UEL, 2019. Disponível em: https://sites.uel.br/leafro/wp-content/uploads/2023/05/A-Casa-Dona-Vilma_SITE.pdf. Acesso em: 13 maio 2023.
UNICENTRO. Resolução n. 28-CAD/UNICENTRO, de 10 de novembro de 2022. Aprova a tabela de taxas para o aluguel de espaços físicos nos Câmpus da UNICENTRO, e dá outras providências. Guarapuava: Unicentro, 2022. Disponível em: https://www.defensoriapublica.pr.def.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2022-10/resolucao_unic entro.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023
UNIOESTE. Informações sobre o vestibular: o sistema de cotas na Unioeste. Unioeste, Cascavel, 2023. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/informacoes-ingresso/informacoes-sobre-ovestibular/54698-reserva-de-vagas-cotas. Acesso em: 13 jun. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ [UEM]. Resolução n. 028/2019-CEP. Aprova a implantação de Cotas para Negros (pretos e pardos) e sua Regulamentação. Maringá: UEM, 2019. Disponível em: http://www.daa.uem.br/estude-na-uem/pas-vestibular/28-2019-cep.pdf. Acesso em: 13 maio 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA [UEPG]. Resolução UNIV – n. 2022.28. Estabelece normas relativas à reserva de vagas ofertadas no Vestibular e Processo Seletivo Seriado dos Cursos de Graduação presenciais, para candidatos oriundos de Instituições Públicas de Ensino, para aqueles que se autodeclarem negros e pessoas com deficiência. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://www2.uepg.br/prae/wp-content/uploads/sites/18/2022/08/Resolucao-UNIV-2022.28.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA [UEPG]. Prae-UEPG promove evento contra racismo no ensino superior paranaense. UEPG, Ponta Grossa, 2021. Disponível em: https://www.uepg.br/evento-prae-unesco/. Acesso em: 13 maio 2023.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ [UENP]. UENP e universidades estaduais lançam campanha contra o racismo. UENP, Jacarezinho, 10 set. 2021. Disponível em: https://uenp.edu.br/noticias/item/3189-uenp-e-universidades-estaduais-lancam-campanha-cont ra-o-racismo. Acesso em: 13 maio 2023.
UNTREF. Microvideos de la iniciativa otros videos para la erradicación del racismo. Untref, [s.l.], [s.d]. Disponível em: http://unesco.untref.edu.ar/videos-producidos-por-untref-media. Acesso em: 10 maio 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Nilza da Silva, Gabriel Gustavo Santos, Delton Aparecido Felipe, Mariana Aparecida dos Santos Panta, Sonia Maria dos Santos Marques, Clodoaldo Porto Filho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.