A dança Kipaé’xoti e Siputerêna na escola municipal indígena feliciano pio da aldeia ipegue, Aquidauana, MS, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i53.1072

Palabras clave:

educação indígena, educação escolar indígena, cultura indígena

Resumen

Neste texto apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em 2011. Os dados foram levantados por meio de rodas de conversa com 5 pessoas da Aldeia Ipegue, localizada a 60 km de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. Nesta região vivem cerca de aproximadamente 1.081 pessoas da etnia Terena. Esta comunidade é considerada a mais antiga da região, constituída por 7 aldeias e 14 retomadas. Visa também descrever o ensino das Danças Terena: Kipaé’xoti e Siputêrena, sendo a primeira encenada pelos homens e a segunda pelas mulheres, tanto na Escola Municipal Indígena Feliciano Pio desta Aldeia, quanto na referida comunidade.  O ensino dessas danças é privilegiado, tendo em vista que o processo de aprendizado é iniciado pela família e pela comunidade por meio das festas realizadas nessa Aldeia. Entretanto, a comunidade e a escola não oportunizam ensino do significado e das origens dessas danças, como elemento das tradições Terena que precisam ser repassadas às crianças. Outro aspecto que deve ser considerado é que a Língua Terena se constitui em um ensino ainda fragmentado na escola, inviabilizando aos estudantes adquirirem a sua compreensão. Faz-se necessária a realização de pesquisas pelos professores indígenas para que insiram a história das danças e do ensino da Língua Terena não fragmentado – no currículo da escola – nas modalidades oral e escrita, conforme preceitua a lei nº 11.6745 de 2008.

Biografía del autor/a

Nilzilene Paiz Flores, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Formada em Pedagogia pela UEMS. Professora concursada da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.

Léia Teixeira Lacerda, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente no Curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Bolsista PQ Fundect-CNPq..

Maria Leda Pinto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Letras pela Faculdade Dom de Aquino de Filosofia Ciências e Letras. Professora Seor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), onde atua na pós-graduação, na área de estudos do texto e do discurso. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade certificado pelo CNPq e vice coordenadora do Núcleo de Estudos Bakhtinianos - NEBA.

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Publicado

2025-06-23

Cómo citar

Flores, N. P. ., Lacerda, L. T., & Pinto, M. L. (2025). A dança Kipaé’xoti e Siputerêna na escola municipal indígena feliciano pio da aldeia ipegue, Aquidauana, MS, Brasil. Tellus, 24(53). https://doi.org/10.20435/tellus.v24i53.1072