A proposta de educação profissional integrada ao ensino médio indígena do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.228Resumen
Neste artigo, apresentam-se os resultados parciais de pesquisa sobre a oferta de educação profissional indígena pelo Centro Indígena de Formação e Cultura da Raposa Serra do Sol – CIFCRSS. Discute-se a proposta pedagógica do curso de ensino médio indígena integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e Gestão e Manejo Ambiental, identificando os princípios pedagógicos previstos para a formação de técnicos que irão assumir a gestão de projetos nas comunidades indígenas. Seguem-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica e qualitativa. A fim de validar a análise documental,realizam-se entrevistas semi estruturadas com quatro membros da Comissão de Coordenação. Os resultados evidenciam que o currículo encontra-se alicerçado nas conquistas advindas das lutas sociais dos povos indígenas, articulando a comunicação entre alunos com culturas diferentes e promovendo a socialização de conhecimentos.Descargas
Publicado
2014-11-28
Cómo citar
Santos, R. M. R., & Godoy, M. G. G. (2014). A proposta de educação profissional integrada ao ensino médio indígena do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol. Tellus, (20), 215–239. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i20.228
Número
Sección
Artigos
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.