Educação Mẽbêngôkre: saberes e ensinamentos compartilhados pelas narrativas Àkti e Kubẽ brire

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.898

Palabras clave:

Educação Mẽbêngôkre, ensinamentos, narrativas, saberes

Resumen

O presente estudo resulta de reflexões posteriores à pesquisa, empreendida por ocasião do mestrado, realizada com os Mẽbêngôkre que residem no Município de São Félix do Xingu, PA. Este estudo tem como objetivo deslindar saberes e ensinamentos engendrados em duas narrativas: Àkti (grande gavião) e Kubẽ brire (homem sapo), as quais evidenciam aspectos da educação Mẽbêngôkre vividos por seus ancestrais. Amparados pelos pressupostos da pesquisa qualitativa e bibliográfica, selecionamos as narrativas e efetuamos o estudo, pelo qual foi possível percebermos que os saberes e ensinamentos tradicionais, presentes nas narrativas Mẽbêngôkre aqui apresentadas, apontam para elementos históricos e culturais que são revisitados nos processos próprios da educação indígena. Para sustentar as discussões, a pesquisa tem contribuições da abordagem histórica dos contextos vividos por povos indígenas na Amazônia Legal, como apresenta Márcio Souza; de educação escolar e educação indígena, nos termos de Bartomeu Melià; e dos estudos etnográficos realizados por Vanessa Lea, que abordam os diversos aspectos da sociedade Mẽbêngôkre, seus modos de ser e viver. Os resultados expõem a necessidade de (re)conhecer os diversos saberes Mẽbêngôkre e o lugar que estes ocupam nos processos de ensino aprendizagens escolares para/com esse povo.

Biografía del autor/a

Dilma Costa Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins (PGEDA/UFT), Rede Educanorte. Mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa Em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE). Professora da educação básica. 

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil.

Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor e orientador nos programas de mestrados acadêmico e profissional em Educação na UFT, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica, Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), Associação Plena em Rede. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saberes e Fazeres em Contextos Sociais e Educacionais (GEPEFAZE).

Citas

ASSOCIAÇÃO FLORESTA PROTEGIDA [AFP]. Aldeias. Floresta Protegida [online], Tucumã, 2011. Disponível em: https://www.florestaprotegida.org.br. Acesso em: 28 jun. 2021.

COHN, Clarice. Relações de diferença no Brasil Central: os mebengokré e seus outros. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

COHN, Clarice. Educação escolar indígena: para uma discussão de cultura, criança e cidadania ativa. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 485-515, jul./dez. 2005. Doi: https://doi.org/10.5007/%25x.

DEMARCHI, André. Metoro Kukràdjà: ensaio fotoetnográfico sobre a estética ritual Mebengôkre - Kayapó. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2015.

FERREIRA, Dilma Costa. O agir Mẽbêngôkre sob a perspectiva de narrativas míticas. Aceno - Revista de Antropologia do Centro-Oeste, Cuiabá, v. 8, n. 17, p. 167-84, 2021.

FERREIRA, Dilma Costa. Cultura, oralidade e língua Mẽbêngôkre sob o prisma de seus mitos. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, 2020.

LEA, Vanessa Rosemary. Riquezas intangíveis de pessoas partíveis: os Mẽbêngôkre (Kayapó) do Brasil Central. São Paulo: Edusp; Fapes: 2012.

LUKESCH, Anton. Mito e vida dos Caiapós. São Paulo: Editora Pioneira, 1976.

MANO, Marcel. Sobre as penas do gavião mítico: história e cultura entre os Kayapó. Tellus, Campo Grande, ano 12, n. 22, p. 133-54, jan./jul. 2012.

MELATTI, Júlio Cesar. Índios no Brasil. 7. ed. São Paulo: HUCITEC; EDUNB, 1993.

MELIÀ, Bartomeu. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Edições Loyola, 1979.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 5. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.

OLIVEIRA, Maria Alice Costa de. Bẽnjadjýre Nirex: categorias de liderança das nirex Mẽbêngôkre. Amazônica Revista de Antropologia, Belém, v. 13, n. 1, p. 223-52, 2021.

REZENDE, Justino. Ciências e saberes tradicionais. Tellus, Campo Grande, ano. 13, n. 25, p. 201-13, jul./dez. 2013. Doi: https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.338

ROCHA, José Damião Trindade. Pesquisas com/as minorias nortistas amazônidas: aportes teóricos de um pós-currículo das diferenças. In: REUNIÃO NACIONAL ANPED, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2019.

SILVA, Adan Renê Pereira da; MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. Implicações do Pensamento Decolonial para a Educação Amazônica. Revista Multidebates, Palmas, v. 2, n. 2, 2018.

SOUZA, Márcio. Amazônia Indígena. Rio de Janeiro: Record, 2015.

TASSINARI, Antonella Maria Imperatriz. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras de educação. In: SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global; Fapesp, 2001.

THOMSON, Ruth Rielle Grace. Me Bakukamã-re’ã Ujarenh – neja: lendas Kayapó. Brasília, DF: Summer Institute of Linguistics, 1981.

TURNER, Terence. Os Mẽbêngôkre Kayapó: história e mudança social, de comunidades autônomas para a coexistência interétnica. In: Cunha, Manuela Carneiro da (Org.) História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras; FAPESP, 1992. p. 311-38.

Publicado

2023-11-17

Cómo citar

Costa Ferreira, D., & Vizolli, I. . (2023). Educação Mẽbêngôkre: saberes e ensinamentos compartilhados pelas narrativas Àkti e Kubẽ brire. Tellus, 23(51), 35–56. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.898