Tellus, ano 23, n. 51, maio/dez. 2023

					Visualizar Tellus, ano 23, n. 51,  maio/dez. 2023

Capa: Casa de reza (Opy) na reserva indígena Te’ykue, no estado de Mato Grosso do Sul.
Foto: José Francisco Sarmento Nogueira.
Criação e arte final: José Francisco Sarmento Nogueira.

Publicado: 2023-11-17
  • Revista Completa

    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.1020
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.1018

Artigos

  • Educação escolar e educação indígena: conhecimentos e territorialidade na terra indígena Mangueirinha/PR

    Rodrigo Kavag de Souza, João Daniel Dorneles Ramos, Sergio Baptista da Silva
    9-33
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.847
  • Educação Mẽbêngôkre: saberes e ensinamentos compartilhados pelas narrativas Àkti e Kubẽ brire

    Dilma Costa Ferreira, Idemar Vizolli
    35-56
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.898
  • Entre a pandemia e os pandemônios – estratégias indígenas para barrar a “boiada passando” no Brasil

    Luciana Nogueira Nóbrega, Anna Erika Ferreira Lima, Lia Pinheiro Barbosa
    57-97
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.881
  • Povos indígenas e transformações na universidade: Conflitos e dilemas étnicos nos caminhos que se bifurcam

    João Francisco Kleba Lisboa
    99-129
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.872
  • Povos indígenas e pesquisa histórica: a importância da história oral indígena e de uma ética em pesquisa específica

    Juliana Schneider Medeiros
    131-159
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.893
  • Da invisibilidade à visibilidade da história do povo Guató no Pantanal

    Jorge Eremites de Oliveira
    161-225
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.880
  • Agrotóxico na Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo): interfaces com os territórios indígenas e os polinizadores

    Rita de Cássia Matos dos Santos Araújo, Wbaneide Martins de Andrade, Eliane Maria de Souza Nogueira
    227-253
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.924
  • Acadêmicos indígenas no ensino superior: apresentando trajetórias universitárias que contribuem para a afirmação étnica

    Carlos Magno Naglis Vieira; Gustavo dos Santos Souza; Eva Maria Luiz Ferreira
    255-278
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.909

Escritos Indígenas

Iconografia

  • Depois que chegaram os outros

    Yan Leite Chaparro, Josemar de Campos Maciel
    299-313
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i51.902