Formando professores contra o racismo na fronteira norte do México: experiências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i53.967

Palavras-chave:

discriminação, racismo, migração, interculturalidade

Resumo

A oficina "Formando para a paz" foi projetada com o objetivo de contribuir para a eliminação de comportamentos racistas e discriminatórios, sob a premissa de trabalhar na promoção do conhecimento, da comunicação, da abertura de ideias e da liberdade de consciência, promovendo a internalização desses valores a partir da educação formal, por meio da implementação de programas pedagógicos em escolas e instituições de ensino superior. Em um estado caracterizado por uma migração constante, a relevância do projeto se sustenta no papel reprodutor e amplificador dos professores - concebidos como agentes educativos em sua mais ampla acepção - e na capacidade desses profissionais em inculcar valores de solidariedade, empatia e respeito intercultural, contribuindo para a prevenção do racismo desde idades precoces. A oficina é composta por cinco módulos e foi implementada durante o ano de 2022, em um contexto pós-pandemia de reintegração às salas de aula e de aumento exponencial no número de migrantes que chegaram à fronteira norte do estado de Tamaulipas, no México; em sua primeira fase, foi ministrada a um total de 140 estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Infantil e Ensino Fundamental, a quem foram propostos os conteúdos a serem transferidos aos seus alunos do ensino básico para gerar consciência sobre a necessidade de erradicar o racismo em todos os seus níveis e manifestações. A segunda fase, conduzida pelos estudantes assessorados por seus professores, incluiu 1909 meninas e meninos que estudam em escolas públicas dos níveis de educação infantil e ensino fundamental no município de Matamoros, Tamaulipas.

Biografia do Autor

Rocío Jazmín Ávila Sánchez, Secretaría de Educación de Tamaulipas

Doutorado em Teoria Política, Democrática e Administração Pública pela Universidade Autônoma de Madrid. Mestre em Ciência Política pela Universidade Nacional Autônoma do México. Diretora (direção de programas transversais e equidad de género) na Secretaria de Educação de Tamaulipas.

Karina González Galindo, Secretaría de Educación de Tamaulipas de Ciudad Victoria

Doutora em Política Educativa pelo Centro Regional de Formação Docente em Investigação Educativa. Mestre em Especialidade Docente pelo Centro Regional de Formação Docente em Investigação Educativa. Docente investigadora na Secretaria de Educação de Tamaulipas.

Hilda Elisa Garza Amaya, Escuela Normal Jg Maneiro, Matamoros

Doutora em Metodologia do Ensino pela Universidade Autónoma de Tamaulipas. Mestre em Educação Superior pela pela Universidade Autónoma de Tamaulipas. Professora do Trajeto da Prática Professional, Coordenadora do Programa Institucional de Tutoria Académica na Escuela Normal Jg Maneiro.

Referências

ACNUR. Resolución aprobada por la Asamblea General. [Sin remisión previa a una Comisión Principal (A/60/L.1)]. Naciones Unidas – Asamblea General, [S. l.], 2005.

BARBIERI, C.; FEREDE, M. K. Un futuro en el que todos podamos convivir: cómo puede la educación abordar y erradicar el racismo. Cognición, [S. l.], 2020.

BARONNET, B. Inconclusiones: retos de la investigación educativa ante el racismo. In: BARONNET, B.; FREGOSO, G. C.; RUEDA, F. D. Racismo, Interculturalidad y Educación en México. [Serie Investigación 13]. Veracruz: Universidad Veracruzana, 2018.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. La Reproducción: elementos para una teoría del sistema de enseñanza. México: Colección Fontamara, 1995.

BOURDIEU, P. Razones prácticas: sobre la teoría de la acción. Barcelona: Anagram, 1999.

BUSTAMANTE, J. A. Immigrants' vulnerability as subjects of human rights. International migration review, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 333-354, 2002.

CARRILLO, R. Educación crítica y emancipación social. Revista de Pedagogía. [S. l.], v. 33, n. 92, p. 31-51, 2012.

EFLAND, A. D. Art and cognition: integrating the visual arts in the curriculum. New York: Teachers College Press, 2002.

EL COLEGIO DE LA FRONTERA NORTE; UPMRIP; CONAPO; CONAPRED; STPS; SER; BIENESTAR. Encuesta sobre migración en la frontera Sur de México. Informe anual de resultados, Guatemala, 2019.

ERIKSON, E. El ciclo vital completado. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica, 2020.

FORNO, A. La educación superior y la deuda histórica del Estado con los pueblos indígenas. Colección Apuntes, Buenos Aires, n. 16, 2019.

GOBIERNO DE MÉXICO. V Devolución de mexicanas y mexicanos desde Estados Unidos (antes, repatriación de mexicanos), 2020. Gobierno de México, [S. l.], 2020.

LOANGO, A. O. Las múltiples formas del racismo. Colección Apuntes, Buenos Aires, n. 13, 2019.

MARTÍNEZ, E. Guía: educar contra el racismo y la discriminación. Aula Intercultural, [S. l.], 2016.

MATO, D. Racismo y educación superior en América Latina. ESAL, Barranquilla, n. 9, 2021.

MENA, J.; CHINEA, E.; RÍOS, M. La competencia comunicativa intercultural en la formación inicial docente. Revista de Investigación Académica, [S. l.], n. 16, 1-14, 2020.

ONU. Carta de las Naciones Unidas (texto completo). UN, [S. l.], 2021.

RODRÍGUEZ-REY, R.; CANTERO-GARCÍA, M. Albert Bandura: impacto en la educación de la teoría cognitiva social del aprendizaje. Padres y Maestros, Madrid, n. 384, p. 72-76, 2020.

SÁNCHEZ-QUEIJA, I.; PÉREZ-MARFIL, M. N.; FERNÁNDEZ-MARTÍN, P.; CALERO-ELVIRA, A. Association between cognitive reserve and cognitive performance in healthy older adults: a systematic review and meta-analysis. Aging & Mental Health, [S. l.], v. 24, n. 5, p. 677-686, 2020.

SECRETARÍA DE EDUCACIÓN PÚBLICA [SEP]. Licenciatura en Educación Preescolar Indígena con Enfoque Intercultural Bilingüe: Plan de Estudios 2018 - Programa del curso Educación inclusiva. México: SEP, 2020.

SECRETARÍA DE EDUCACIÓN PÚBLICA [SEP]. Licenciatura en Enseñanza y Aprendizaje en Telesecundaria: Plan de Estudios 2018 - Programa del curso Cuarto semestre Didáctica de la Biología. México: DGESPE, 2018.

STAATS, C. Understanding implicit bias: what educators should know. The American Educator, [S. l.], v. 39, n. 4, 2016.

UNESCO. Iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior – Presentación. UNESCO, [S. l.], 2022.

UNITED NATIONS. Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. UN, [S. l.], 2023.

VYGOTSKY, L. El desarrollo cultural del niño y otros textos inéditos. Buenos Aires: Almagesto, 1998.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Ávila Sánchez, R. J. Ávila ., Galindo, K. G. ., & Amaya, H. E. G. . (2025). Formando professores contra o racismo na fronteira norte do México: experiências e desafios. Tellus, 24(53). https://doi.org/10.20435/tellus.v24i53.967