A constituição do sujeito surdo na cultura guarani-kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.334Resumo
A interface da educação especial na educação indígena éum campo novo e complexo de investigação, traça fronteiras aindanão defi nidas entre dois campos de conhecimento em constituição.Este trabalho investigou a constituição do sujeito surdo na culturaGuarani-Kaiowá e os processos de interação e comunicação na famíliae na escola. As análises permitiram situar o sujeito indígena surdo emuma cultura diferenciada e compreendermos as relações estabelecidasentre as culturas em contato e as línguas usadas nas aldeias estudadas.Identifi caram-se ainda as possibilidades e as necessidades específi case de comunicação no ambiente familiar e escolar.Palavras chave: Educação Escolar Indígena. Educação Especial.Surdez.Downloads
Publicado
2015-04-24
Como Citar
Coelho, L. L., & Bueno, M. M. G. (2015). A constituição do sujeito surdo na cultura guarani-kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola. Tellus, (25), 127–144. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i25.334
Edição
Seção
Artigos
Licença
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.