Educação escolar indígena em contextos urbanos: da educação inclusiva à educação inter/multicultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.682

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais inclusivas, educação escolar indígena, educação inter/multicultural, Lei n. 11.645/2008

Resumo

Este artigo analisa políticas e práticas que orientam a educação escolar de crianças indígenas em escolas não indígenas. Os procedimentos metodológicos são de análise documental e de pesquisas qualitativas do tipo estudo de caso. Para tal, discute a legislação educacional brasileira para o atendimento da diferença e as práticas pedagógicas em curso. Os resultados mostram que muito ainda está por ser feito na direção da realização de uma educação inter/multicultural que atenda aos reclames da “educação para todos”. São necessárias políticas públicas mais efetivas para que se criem as condições que garantam o cumprimento das leis e a execução de práticas pedagógicas inter/multiculturais.

Biografia do Autor

Marta Coelho Castro Troquez, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Marcela Guarizzo da Silva, Prefeitura Municipal de Dourados.

Mestre em Educação. Professora na Rede Municipal de Ensino de Dourados.

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

Troquez, M. C. C., & Guarizzo da Silva, M. (2021). Educação escolar indígena em contextos urbanos: da educação inclusiva à educação inter/multicultural . Tellus, 20(43), 11–32. https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.682