Tellus ano 20, n. 43, set./dez. 2020

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Capa: Casa de reza (Opy) na reserva indígena Te’ykue, no estado de Mato Grosso do Sul.
Foto e capa: José Francisco Sarmento Nogueira.

Publicado: 2021-04-26
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.vi43.782
  • Revista completa

    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.784

Artigos

  • Educação escolar indígena em contextos urbanos: da educação inclusiva à educação inter/multicultural

    Marta Coelho Castro Troquez, Marcela Guarizzo da Silva
    11-32
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.682
  • Povos indígenas e as relações culturais, econômicas e políticas: reflexões sobre a interculturalidade crítica e a decolonialidade

    Matheus Moreira da Silva, José Pedro Machado Ribeiro, Elias Nazareno
    33-58
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.684
  • As comunidades virtuais do quichua equatoriano: revalorizando a língua em um espaço apropriado

    Luis Fernando Garcés Velásquez
    59-75
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.760

Escritos Indígenas

  • Ser Terena, professor e liderança indígena: minhas histórias, minhas memórias

    Maioque Rodrigues Figueiredo
    77-85
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.715

Iconografia

Dossiê - Produção de material em línguas indígenas e saberes ancestrais

  • Apresentação do Dossiê: Produção de material em línguas indígenas e saberes ancestrais: uma ação em muitas frentes

    Equipe Editorial
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.vi43.783
  • A política de alfabetização bilíngue: histórico, ações para a formação de professores indígenas e a produção didática

    Rosangela Célia Faustino, Marcos Gehrke, Maria Simone Jacomini Novak
    117-144
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.735
  • Um framework para projetar materiais pedagógicos em línguas indígenas: exemplos do Brasil e do México

    Luiz Amaral
    145-166
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.702
  • História e produção da escrita entre os Xakriabá e os Pataxoop de Minas Gerais

    Ana Maria R. Gomes, C´élia Nunes Corrêa, Shirley Aparecida de Miranda
    167-192
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.697
  • Memória e (re)existência: a trajetória intercultural da Ação Saberes Indígenas na Escola

    Bruno Ferreira Kaingang, Magali Mendes de Menezes, Maria Aparecida Bergamaschi
    193-216
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.704
  • Escritas (de) qom no domínio religioso (Chaco argentino, 1950-1970)

    Soledad Almiron, Ana Padawer
    217-250
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.703
  • Letramento em línguas indígenas na retomada de saberes ancestrais

    Maria do Socorro Pimentel da Silva
    251-272
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.705
  • Los usos escritos y orales del ayöök y del español en la representación de saberes comunitarios en una escuela indígena de Oaxaca, México

    Julieta Briseño-Roa, Elsie Rockwell Richmond
    273-294
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v20i43.701