Elementos para pensar la cuestión indígena em Rondônia: Políticas públicas para el Desporte y el Ocio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.895

Palabras clave:

pueblos indígenas, políticas públicas, deporte, ocio

Resumen

El propósito de este artículo es analizar en qué medida los programas y las acciones relacionados con las políticas de deporte y ocio para los pueblos indígenas fueron desarrollados por el estado de Rondônia/Brasil y sus respectivos municipios, en el período comprendido entre 2004 a 2019. Para ello, realizamos una investigación documental de cuño exploratorio, mediante la consulta en bases de datos ubicadas en la Red Mundial de Computadoras (Internet). En nuestro resultado, verificamos el predominio de los eventos deportivos, lo que está en consonancia con los principales esfuerzos emprendidos por el extinto Ministerio del Deporte. Así, teniendo en cuenta la naturaleza restrictiva de este tipo de evento, es fundamental proponer acciones más integrales sobre el deporte y el ocio para esta población específica, cuyos derechos exigen la oferta de condiciones adecuadas para el ejercicio y el protagonismo de sus prácticas corporales específicas.

Biografía del autor/a

Fabrício Gurkewicz, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor de Educação Física do IFRO, Campus Ji-Paraná. Membro do Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza (NECON-UnB) e do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia (GETEA-IFRO). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Práticas Corporais em Comunidades Tradicionais (Povos Ameríndios) e Educação Física Escolar.

Beleni Grando, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-Doutora em Antropologia Social e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde integra o quadro docente da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Integra, como pesquisadora, o Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do CBCE, a Rede Mover sob coordenação de Reinaldo Fleuri, criando em 2004 o Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura - COEDUC/CNPq. Colabora com o Núcleo de Estudos e Populações Indígenas (NEPI/UFSC) e com o Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL) na Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Coordena, pelo PPGE/UFMT, a Rede Procad-Amazônia/Capes com o PPGEDUC na Universidade Federal do Pará (UFPA) e PPGE na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e a Rede UFMT - Ação Saberes Indígenas na Escola com a Unemat e UFR.

Dulce Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutora na Universidade de Maryland/EUA (Bolsa do CNPq) e na Universidade de Salamanca/ES. Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) (Bolsa do CNPq). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (Bolsa CNPq). Bacharel em Sociologia e Direito pela UFPB. Professora Titular da UnB, atuando na Faculdade de Educação Física, na graduação e pós-graduação. Vice-presidente do Research Committe 54 The body in the Social Sciences, da Associação Internacional de Sociologia (ISA). Coordenadora do GTT Corpo e Cultura do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, além de coordenar o Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza - Grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Membro do Núcleo da Rede Cedes do Distrito Federal. Desenvolve pesquisas nas áreas: sociologia do corpo, direitos humanitários e políticas públicas. Coordena o projeto "As repercussões da escola sociológica norte-americana na constituição da sociologia do corpo no Brasil", financiado pela FAPDF. Edital de Demanda Espontânea.

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Publicado

2023-03-02

Cómo citar

Gurkewicz, F., Grando, B. ., & Almeida, D. (2023). Elementos para pensar la cuestión indígena em Rondônia: Políticas públicas para el Desporte y el Ocio. Tellus, 23(50), 93–123. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.895