Tellus ano 23, n. 50, jan./abr. 2023

					Visualizar Tellus ano 23, n. 50, jan./abr. 2023

Capa: imagem do restauro de um vaso Kadiwéu, da artesã Olinda Vergilio, do povo Kadiwéu, da aldeia Alves de Barros, conhecida também por Nalagate Libatadi (Pé da Serra), que fica no município de Porto Murtinho.
Foto: José Francisco Sarmento Nogueira.
Criação e arte final: José Francisco Sarmento Nogueira.

Publicado: 2023-03-02
  • Revista Completa

    1-366
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.942
  • Editorial

    9
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.943

Artigos

  • Educação escolar indígena e organização do calendário escolar em tempos de pandemia

    Kácia Neto de Oliveira Fonseca, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel
    11-29
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.831
  • Conhecimento tradicional e projeto político-pedagógico nas escolas de comunidades Terena em Mato Grosso do Sul

    Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins, Sergio Rodrigues, Jorge Eremites
    31-53
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.897
  • Entre os Aspectos Históricos, Educação Escolar e a Práxis Intercultural Indígena dos Kagwahiva Parintintin na Aldeia Traíra em Humaitá-AM

    Luciane Rocha Paes, Eulina Maria Leite Nogueira, Waldir Ferreira de Abreu, Rita Floramar Fernandes dos Santos
    55-91
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.875
  • Elementos para pensar a questão indígena em Rondônia: as Políticas Públicas de Esporte e Lazer

    Fabrício Gurkewicz, Beleni Grando, Dulce Almeida
    93-123
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.895
  • Formação continuada para professores a’uwẽ uptabi e para professores não indígenas: uma proposta em busca da interculturalidade formativa

    Maria Aparecida Rezende
    125-152
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.861

Dossiê: Resistências e estratégias dos povos indígenas contra o racismo e as violências coloniais

  • Apresentação do dossiê: Resistências e estratégias dos povos indígenas contra o racismo e as violências coloniais

    Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque, Spensy Kmitta Pimentel
    153-162
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.930
  • Ecologias antirracistas na Bahia: retratos da luta Pataxó contra o ecocídio e o genocídio

    Arissana Pataxó, Felipe Milanez
    163-190
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.923
  • Racismos e r-existências no Tocantins: um Estado “novo” estruturado em violências coloniais contra indígenas

    Elvio Marques, Rogério Srône, Maurício Hashizume
    191-219
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.920
  • Teko Joja: o caminho dos povos Kaiowá e Guarani como re-existência frente ao racismo e genocídio cotidianos

    Eliel Benites, Erileide Domingues, Gabriela Thomazinho, Gabriel Dourado, Guilherme Oliveira Silva, Gustavo Aires Tiago, Kunumi Apyka Rendyju, Leila Rocha Riquelme (Kunha Kuarahy), Liana Amin Lima da Silva, Spensy K. PImentel
    221-253
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.914
  • A sindrome de Simão Bacamarte como obstáculo para reprodução social do conhecimento tradicional indigena frente ao estado brasileiro

    Juliano Moreno Kersul de Carvaho
    255-292
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.921
  • Reconhecimento, impermanência-impertinência e síndrome de procusto: outros quinhentos, outros fundamentos

    Antonio Armando Ulian do Lago Albuquerque
    293-322
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.919
  • Saúde Indígena: Racismo Estrutural/Institucional, Colonialismo Interno e Necropolítica

    Cláudia Maria Guimarães de Castro, Maristela Carneiro
    323-348
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.917

Iconografia

  • A formação da pessoa na educação Tentehar

    Maria José Ribeiro de Sá, Maria da Conceição de Almeida
    349-365
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v23i50.858