Sul Global em luta antirracista: abrindo caminhos digitais para a erradicação do racismo na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.998Palavras-chave:
Sul Global, educação online, racismo, educação superior, interseccionalidadeResumo
A finalidade deste artigo é discutir, de forma integrada, ações escolhidas pela sua significatividade, selecionadas a partir das propostas de ações de dois ciclos da ação voltada para a eliminação do Racismo no Ensino Superior, no âmbito da campanha coordenada pela Cátedra UNESCO Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina/UNTREF nos períodos de setembro a dezembro de 2020 (primeiro ciclo) e de outubro a dezembro de 2021 (segundo ciclo). Durante o primeiro ciclo foram abordadas diversas ações inter-institucionais em uma rede que envolveu países como Brasil, Guiné Bissau e Argentina. Todas as ações foram tangenciadas pela discussão antirracista em perspectiva decolonizadora, internacional, intercultural e plurilíngue. Durante o segundo ciclo, o foco esteve na luta antirracista vinculada à comunidade Surda do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil. Refletimos sobre a importância de tecermos pontes críticas na construção de reflexões sobre o racismo que sejam capazes de evidenciar os outros aspectos do pertencimento identitário em perspectiva interseccional - deficiências, gênero, nação, dentre outras.
Referências
ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante, 2016.
BORDA, O. F. Conocimiento y poder popular: lecciones con campesinos de Nicaragua, México y Bogotá. Bogotá: Siglo XXI, 1985.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 7 maio 2023.
BRASIL. Decreto n. 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm. Acesso em: 7 maio 2023.
BRASIL. Lei n. 12.319, de 01 de setembro de 2010. Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em: 7 maio 2023.
BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: https:/www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 7 maio 2023.
BROGUET, J.; BIASSONI, R. Rosalía y el revés de las cosas. Argentina: Listocalisto, 2020.
CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, jan. 2017.
CERVO, A. L. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CRUZ, L. A.; GUEDES, M. A.; LEMOS, A. M. Literatura surda: análise de um conto infantil à luz da tradução intercultural e intermodal. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 41, n. 2, p. 223-49, ago./dez. 2021.
CUSICANQUI, S. R. Un mundo ch'ixi es posible: ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
DADOS, N.; CONNELL, R. The global south. Contexts, [s.l.], v. 11, n. 1, p. 12-13, 2012.
DESLANDES, S.; COUTINHO, T. Pesquisa social em ambientes digitais em tempos de COVID-19: notas teórico-metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 11, p. 1-11, 2020.
ESPINOSA-MIÑOSO, Y Una crítica descolonial a la epistemología feminista crítica. El Cotidiano, [s.l.], n. 184, p. 7-12, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=32530724004. Acesso em: 02 mai. 2023.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
LOANGO, A. O. Las múltiples formas del racismo. In: UNESCO; UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo - Cuaderno de la Colección Apuntes: iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior. Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2019. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 7 maio 2023.
MATO, D. El caso George Floyd y el racismo en los sistemas e instituciones de educación superior. In: UNESCO, UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo. Cuaderno de la Colección Apuntes: iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior. Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. Universidad Nacional de Tres de Febrero: Ciudad de Buenos Aires, 2020. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 07 mai. 2023.
MATO, D. Racismo y educación superior en América Latina. In: UNESCO, UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo. Cuaderno de la Colección Apuntes: iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior. Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. Universidad Nacional de Tres de Febrero: Ciudad de Buenos Aires, 2019. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 07 mai. 2023.
MELLO, A. G.; NUERNBERG, A. H. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 635-55, dez, 2012. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000300003
MOREIRA, M. C. N.; DIAS, F. S. Deficiência e interseccionalidade na pandemia de Covid-19. In: MATTA, G. C.; REGO, S.; SOUTO, E. P.; SEGATA, J. (Ed.). Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19; Editora FIOCRUZ, 2021. p. 99-109.
MOTA, D. C. B.; SILVA, Y. V.; COSTA, T. A. F.; AGUIAR, M. H. C.; MARQUES, M. E. M.; MONAQUEZI, R. M. Saúde mental e uso de internet por estudantes universitários: estratégias de enfrentamento no contexto da COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 6, p. 2159-170, 2021.
NASCIMENTO, R. G. Por uma educação antirracista nas universidades. In: UNESCO; UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo - Cuaderno de la Colección Apuntes: iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior. Buenos Aires: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2019. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 7 maio 2023.
OLIVEIRA, S. M. Os artefatos culturais surdo nos currículos de graduação do tradutor e intérprete de língua de sinais/língua portuguesa. 2020. 135f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
OLIVEIRA, S. M. Os currículos de formação de tradutores intérpretes de libras e os artefatos culturais. Translatio, Porto Alegre, n. 15, jun. 2018.
O’REILLY, T. Web 2.0: principles and best practices. Sebastopol: O’Reilly Media, 2005. Disponível em http://www.oreilly.com/catalog/web2report/chapter/web20_report_excerpt.pdf. Acesso em: 14 ago. 2023.
PAGURA, R. J. Tradução & interpretação. In: AMORIM, L. M.; RODRIGUES, C. C.; STUPIELLO, E. N. A. (Org). Tradução & perspectivas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2015. p. 183-207.
POESIA Mãe Assassina. [s.l.: s.n.], 2020. 1 vídeo (2 min 16 seg). Publicado pelo canal Nayara Silva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q1f7rpMe_wQ. Acesso em: 11 maio 2023.
RACISMO estrutural no ensino superior: relatos de experiências de mulheres guineenses no Brasil. [s. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (30 min 14 seg). Publicado pelo canal Cemgui Okinkas. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p6SvE9KxXqw. Acesso em: 11 maio 2023.
RAMOS, Leni Rodrigues. A interseccionalidade na educação inclusiva: marcadores sociais da diferença. 2021. 22f. TCC (Pós-Graduação Lato Sensu em Diversidade e Gênero na Educação) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2021. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6131. Acesso em: 7 maio 2023.
ROESLER, R. Web 2.0, interações sociais e construção do conhecimento. In: SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (SIMPED), 7., Ilhéus, 2012. Anais [...]. Ilhéus: UESC, 2012. Disponível em: https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/04/45817495.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.
RÓNAI, P. Escola de tradutores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
SILVA, J. A.; BÖSCHEMEIER, A. G. E.; BARBOSA, A. P. M. Relatos de experiência de racismo com pessoas surdas: territórios da educação e da saúde. In: CARVALHO, B. S. et al. (Org). Territórios de identidade e políticas públicas: perspectivas teóricas, relatos e experiências no enfrentamento à covid-19 com comunidades e movimentos sociais. Mossoró: Edições UERN; Áporo Editorial, 2022. p. 91-100.
SILVA, V. C.; SILVA, W. S. Marcadores sociais da diferença: uma perspectiva interseccional sobre ser estudante negro e deficiente no Ensino Superior brasileiro. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 62, p. 569-86, 2018.
VELÁSQUES, L. M. Racismo en la educación superior, del imaginario a la cotdianidad. In: UNESCO, UNTREF. Apuntes para la erradicación del racismo. Cuaderno de la Colección Apuntes: iniciativa para la erradicación del racismo en la educación superior. Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina. Universidad Nacional de Tres de Febrero: Ciudad de Buenos Aires, 2019. Disponível em: https://unesco.untref.edu.ar/publicaciones. Acesso em: 07 mai. 2023.
ZAMBONI, Marcio. Marcadores sociais da diferença. Sociologia: grandes temas do conhecimento, [Especial Desigualdades], São Paulo, v. 1, p. 14-18, ago. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jenipher Alyssa de Lima Silva, Ana Patricia Marcos Barbosa, Ana Gretel Echazú Böschemeier, Rute Régis de Melo, Taízia Tassia dos Santos, Breno da Silva Carvalho, Ezequiel Adney Lima da Paixão, Peti Mama Gomes, Lucrecia Raquel Greco, Julia Broguet
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.