A (I)LEGALIDADE DO TÍTULO E DA EXPROPRIAÇÃO PERPETRADA CONTRA A COMUNIDADE INDÍGENA TAKUARA – ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E JURÍDICOS
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i27.309Abstract
A presente comunicação centra-se na análise do processo de expropriação das terras tradicionalmente ocupadas pelos Guarani e Kaiowá da Comuniade Taquara na região Sul do então Estado de Mato Grosso, e sua eventual ilegalidade, à lúz das normas constitucionais e infraconstitucionais então vigentes. Para assim, verificar se subsiste o direito à ação de indenização pelos danos morais e materiais experimentados pelos Taquara em decorrência da remoção compulsória efetivada pelo então Serviço Proteção ao Índio (SPI) vinculado ao Ministério da Agrícultura Comércio e Indústria.
Palavras-chave: Terra tradicionalmente ocupada; demarcação; dever constitucional;
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.