Sobre la revista

Foco e Escopo

A Revista Tellus está voltada para a publicação de resultados de pesquisa e documentação sobre as populações indígenas, especialmente sul-americanas, e é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Seus objetivos são veicular materiais diversos relacionados à etnologia indígena ou estudos interdisciplinares que tenham interface com a antropologia; possibilitar a divulgação de textos escritos por autores indígenas; bem como, promover um maior intercâmbio do NEPPI com outras instituições de pesquisa.

Todo o conteúdo publicado pela Tellus é acessível gratuitamente e pode ser lido, baixado, copiado, distribuído e pesquisado desde que sejam respeitados os direitos autorais.

Indexada em:
Sumarios.org, Sumários de Revistas Brasileiras (www.sumarios.org)
Latindex, Directorio de publicaciones cientifi cas seriadas de America Latina, El Caribe, España y Portugal (www.latindex.org)
IUPERJ, Banco de Dados Bibliográficos do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro-IUPERJ (http://dataindice.iuperj.br/)
Clase - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades,  Universidad Nacional Autôno-ma de México (http://132.248.9.1:8991/F/-/?func=fi nd-b-0&local_base=CLA01)
IBSS - International Bibliography of the Social Sciences, The London School of Economics and Politi-cal Science (http://www.lse.ac.uk/collections/IBSS/)
HAPI - Hispanic American Periodicals Index, International Institute - University of California (http://hapi.ucla.edu/web/?token=69daf7174e1a601cf82fdb20d8dc15ac)

Processo de Avaliação pelos Pares

A aprovação para publicação ficará a critério do Conselho Editorial e de pareceristas ad hoc, após submissão à Comissão Editorial, que avaliará a adequação ao perfil e linha editorial da Revista.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Informações aos Autores

A Revista Tellus é uma publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Está voltada para a publicação de trabalhos sobre as populações indígenas e as diversas temáticas que estejam imbricadas com estas populações, como: fronteiras, território, educação, saúde, relações étnico-raciais, colonização, modernidade, entre outros.

Seu objetivo é veicular materiais diversos, relacionados à etnologia indígena ou aos estudos interdisciplinares que tenham interface com as ciências que se relacionam com essa temática, e possibilitar a divulgação de textos escritos por autores indígenas.

Todo o conteúdo publicado pela Tellus é acessível gratuitamente e pode ser utilizado desde que sejam respeitados os direitos autorais.

Orientações Gerais:

1 A periodicidade da Revista Tellus é quadrimestral.

2 Todos os textos submetidos devem apresentar título em português e inglês.

3 A Revista Tellus aceita para publicação textos em que, necessariamente, um dos autores deverá ter o título de Doutor.

Destacamos que a autoria deve ser informada no sistema, para que se garanta a “Avaliação cega pelos pares”, ou seja, os arquivos não devem conter a informação dos autores.

4 Os trabalhos devem ser apresentados com seu conteúdo rigorosamente corrigido e revisado. A Revista Tellus não se responsabilizará pela revisão dos textos.

5 Os autores que publicarem textos na Revista Tellus só poderão publicar novamente após o período de um ano.

NOTA: Após a publicação e a leitura de provas, não será possível realizar alterações.

6 Formatos e Normas:

  1. O texto deve ser digitado em folha A4, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5, as margens devem ser de 3 cm, superior e esquerda e 2 cm, inferior e direita.
  2. As ilustrações (fotografias, gráficos, mapas, desenhos, entre outros) devem ser numeradas, tituladas e referenciadas, quando reproduzidas de outra fonte. Encaminhar no corpo do texto e submeter separadamente (documento suplementar) em arquivos de imagem (JPG, TIF, WMF ou EPS), numeradas na sequência em que aparecem (sem compressão) e resolução mínima de 300dpi no tamanho final pretendido para a publicação. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).
  3. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença, devem observar as normas técnicas da ABNT – NBR 10520, de julho de 2023. Exemplo: Cadogan (1952, p. 20) ou (Cadogan, 1952, p. 20).
  4. Nas citações indiretas (paráfrases) a indicação de página é opcional.
  5. As citações diretas com mais quatro linhas, devem ser destacadas no texto com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda e corpo menor de letra, sem aspas, com espaço simples. Transcrições de falas, independente do número de linhas, seguem o mesmo modelo.
  6. As notas explicativas devem constar no rodapé da página, em algarismos arábicos.
  7. As referências devem estar dispostas em ordem alfabética e seguir as Normas Técnicas da ABNT – NBR 6023, de novembro de 2018.

1 Artigos:

Esta seção é composta por artigos inéditos, traduções de artigos ou ensaios bibliográficos. Os textos devem conter entre 5.000 e 10.000 palavras, limitados a 30 páginas e oito imagens, em língua portuguesa, incluindo, referências bibliográficas e notas de rodapé; resumo entre 100 e 250 palavras; abstract em inglês, acompanhado de três a cinco palavras-chave em português, inglês (keywords). As imagens devem ser inseridas no texto e enviadas em arquivos separados pelo sistema (jpeg, png, tif), como documento suplementar e com resolução de 300dpi.

2 Documento:

Divulga documentos históricos relevantes, atuais ou do passado, infográficos, relatos de eventos científicos ou de assembleias relacionadas à questão indígena. Devem ser acompanhados por uma apresentação da pesquisa, com até 250 palavras, do(s) referido(s) documento(s), bem como a transcrição do(s) mesmo(s) quando estiver(em) ilegível(is) ou manuscrito(s), e traduzido(s) para o português, quando se encontrar(em) em outra língua.

3 Escritos Indígenas:

Têm como objetivo publicar textos produzidos por autores indígenas, em português, ou na língua materna com tradução para o português, que abordem pontos de vista sobre questões históricas, relatem saberes, conhecimentos tradicionais, contos, entre outros. As publicações desta seção não precisam necessariamente seguir o rigor da metodologia científica exigido na publicação de artigos. É um espaço para que esses autores reproduzam narrativas diversas em estilo próprio. Pretende-se valorizar o estilo original de expressão dos autores. Deverão conter até 10.000 palavras. Nesta seção aceita-se a proposição do título do trabalho em língua materna.

4 Iconografia:

Esta seção tem como objetivo apresentar imagens e suas narrativas. A iconografia, entendida pela Tellus, se refere a um conjunto de imagens que são traduzidas e contextualizadas pelos autores que as publicam, em um processo dialético entre imagem e texto. Nesse sentido, a seção pretende “traduzir” informações icônicas aos leitores, sendo elas: reprodução de fotografias, desenhos e obras de arte, entre outros. Deverão apresentar a referência completa da(s) obra(s) veiculada(s), especificando: autor(es), título, local, data e características físicas do objeto (se for o caso). O texto que apresenta o documento iconográfico, deve conter até 2.000 palavras, em língua portuguesa, incluindo referências e notas de rodapé; e resumo entre 100 e 250 palavras em português e inglês (abstract), acompanhado de três a cinco palavras-chave (keywords).

5 Entrevista:

As Entrevistas devem ser com pessoas que têm se dedicado a pensar, a produzir e a vivenciar questões que se relacionam com os povos indígenas. A Revista Tellus entende que a abertura desse espaço deve ser dada também a pensadores tradicionais que não navegam pelo ambiente acadêmico. Os textos devem ser acompanhados por uma apresentação sobre o entrevistado.

6 Colloquium

Este espaço está disponível para submissão de trabalhos que dialogam, permeiam e/ou atravessam a temática indígena, mas que não necessariamente tocam no tema diretamente. Espera-se neste espaço, temas e perspectivas teóricas e discussões como por exemplo: Multi/Interculturalidade, Hibridismo, Modernidade/colonialidade, Decolonialidade, Estudos culturais, Pós-colonias etc.

7 Resenhas:

As Resenhas não devem ultrapassar 3.000 palavras. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra. As obras resenhadas devem se relacionar com o foco e o escopo da revista.

8 Dossiê:

Reúne conjunto de artigos que abordam uma temática específica, concebido a partir de proposta recebida da comunidade acadêmica ou de chamada realizada pelos (as) editores(as).

Proposta de Dossiê

A proposta deve conter:

Nome dos proponentes e organizadores, assim como suas respectivas titulações, vínculos institucionais e principais linhas de pesquisa; Definição da temática e delimitação da abrangência dos artigos a serem submetidos; Justificativa contendo relevância do tema, viabilidade do dossiê (por exemplo, se já há artigos prontos para publicação, se é fruto de GTs, possibilidade de convite a especialistas nacionais e/ou estrangeiros); pertinência e originalidade na abordagem do tema proposto.

Após a aprovação da proposta pela Comissão Editorial da Tellus, e da definição do possível número da revista para publicação, os organizadores do dossiê deverão elaborar uma chamada pública de artigos, a ser publicada no site da Revista, contendo um cronograma com os prazos de submissão e publicação, e os contatos dos organizadores.

 Regras para dossiês

  1. Os dossiês deverão ter no mínimo 5 e no máximo 10 artigos.
  2. O organizador do dossiê deverá submeter cada artigo ou o conjunto de artigos a pelo menos dois parecerista, utilizando o sistema OJS da Revista Tellus.
  3. Todos os artigos deverão ser submetidos através do portal eletrônica da revista.
  4. Os artigos devem ser escritos de acordo com as normas da revista na seção “Artigos”.

 

 

Histórico do periódico

O NEPPI foi criado em 1995, com a finalidade de articular os vários programas e projetos desenvolvidos pela UCDB direcionados às populações indígenas de Mato Grosso de Sul e Mato Grosso. Desde então, assume como tarefa implementar um trabalho de pesquisa interdisciplinar consistente, tendo em vista, além da produção de conhecimento, o desenvolvimento de atividades de extensão e o estímulo ao diálogo entre povos indígenas, comunidade científica, órgãos públicos, organizações não governamentais e outros setores da sociedade civil.

Indexada em:

Sumarios.org, Sumários de Revistas Brasileiras (www.sumarios.org)
Latindex, Directorio de publicaciones cientificas seriadas de America Latina, El Caribe, España y Portugal (www.latindex.org)
IUPERJ, Banco de Dados Bibliográfi cos do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (http://dataindice.iuperj.br/)
Clase, Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades, Universidad Nacional Autônoma de México (http://132.248.9.1:8991/F/-/?func=fi nd-b-0&local_base=CLA01)
IBSS, International Bibliography of the Social Sciences, The London School of Economics and Political Science (http://www.lse.ac.uk/collections/IBSS/)
HAPI, Hispanic American Periodicals Index, International Institute - University of California (http://hapi.ucla.edu/web/?token=69daf7174e1a601cf82fdb20d8dc15ac)