Desconstruindo estereótipos: apontamentos em prol de uma prática educativa comprometida eticamente com a temática indígena
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i16.185Resumen
O estereótipo e o preconceito, construídos historicamente, têm marcado profundamente a maneira como o índio tem sido representado na/pela sociedade brasileira. Pensar a temática indígena na educação implica desconstruir os equívocos geradores de preconceitos reproduzidos historicamente em diversos espaços educativos. Esta vertente nos remete a uma região de pesquisa que tem buscado dar visibilidade aos indígenas como sujeitos da história, enquanto grupos/povos etnicamentee socio culturalmente diferenciados. Propiciar a reflexão e a tomada de atitudes mais positivas em torno do assunto é o objetivo deste trabalho o qual se propõe a discutir alguns estereótipos e preconceitos mais recorrentes sobre os indígenas mediante a leitura crítica de situações do cotidiano embasada pela apresentação de referencial bibliográfico sobre a questão.Descargas
Publicado
2014-11-25
Cómo citar
Mancini, A. P. G. (2014). Desconstruindo estereótipos: apontamentos em prol de uma prática educativa comprometida eticamente com a temática indígena. Tellus, (16), 181–206. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i16.185
Número
Sección
Artigos
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.