A escola indígena e as aspirações de futuro das comunidades
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i23.262Resumen
Este artigo aborda de modo geral a expressão projetos de futuro, que se vincula à compreensão tanto do mundo contemporâneo, quanto especificamente da educação escolar indígena. Esta tarefa é necessária para focalizar as relações entre a escola indígena e as aspirações comunitárias a respeito de seu próprio futuro. A região do alto rio Negro forneceu a base etnográfica numa pesquisa centrada na hipótese de que experiências recentes de escolarização indígena vêm buscando compatibilizar objetivos escolares com objetivos comunitários. São práticas que se enfrentam com os sentidos da mudança cultural e o caráter externo ou interno da mudança. Como conclusão, afirma-se que o desafio maior da escolarização indígena é favorecer que o próprio povo decida sobre o que muda ou permanece em sua cultura.Descargas
Publicado
2014-11-24
Cómo citar
Ghanem, E., & Abbonizio, A. (2014). A escola indígena e as aspirações de futuro das comunidades. Tellus, (23), 147–161. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i23.262
Número
Sección
Artigos
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.