A aprendizagem da docência do professor indígena terena

Autores/as

  • Marta Regina Brostolin

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i23.264

Resumen

As pesquisas sobre a docência acentuaram-se a partir dadécada de 80. A atual conjuntura social encontra-se num momento paradoxal, pois se pede aos professores para tornarem-se profissionais num cenário em que o profissionalismo, a formação profissional e as profissões de modo geral atravessam um período de crise profunda. Se esta é a realidade encontrada no contexto da sociedade e educação vigente, como se situa neste cenário o professor indígena? Que lugar ele ocupa na sua comunidade em termos de significância social? Qual o papel da educação nos projetos de autonomia e sustentabilidade de seu povo? Que proposta deve permear o trabalho realizado na escola indígena? Quais saberes deve possuir para realizar o fazer docente? Considerando essas questões, o presente texto se propõe a refletir sobre a aprendizagem da docência do professor indígena Terena. A relevância social do estudo se expressou no fato de pretender, de forma inédita, atender à necessidade de se conhecer/levantar característicasimportantes para a compreensão do povo Terena, assim como a transposição/interpretação de seus saberes para materiais didático-pedagógicos, facilitando a inserção de temáticas indígenas nos currículos de suas escolas. Outro fator significativo e decisivo para a realização do estudo residiu na participação dos professores no processo investigativo de levantamento dos dados à formalização e análise a partir de uma experiência de produção de material didático bilíngue a ser utilizado pelos alunos do ensino fundamental da EscolaAlexina Rosa Figueiredo, localizada na Aldeia Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti, MS.

Publicado

2014-11-24

Cómo citar

Brostolin, M. R. (2014). A aprendizagem da docência do professor indígena terena. Tellus, (23), 163–175. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i23.264