Educação escolar indígena: limites e fragilidades na efetivação de direitos dos Guarani Mbya no Rio de Janeiro

Autores/as

  • Kelly Russo Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ Duque de Caxias
  • Indiara Valeriano de Souza Secretaria de Estado de Educação-SEEDUC

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v17i32.427

Palabras clave:

Educação Escolar Indígena, políticas educativas, professores indígenas, Guarani Mbya.

Resumen

Este artigo discute o desenvolvimento da educação escolar indígena no estado do Rio de Janeiro a partir de estudo de caso realizado junto aos professores indígenas Guarani Mbya. Analisa o processo de implementação de políticas educativas, os desafios inerentes à construção de uma escola intercultural bilíngue específica e diferenciada, e a tensa relação existente entre comunidade indígena e Secretaria Estadual de Educação. Também aponta como, apesar da situação descontínua e fragmentada que a educação escolar indígena se encontra no Rio de Janeiro, os professores indígenas procuram reafirmar saberes multidisciplinares produzidos e recriados a partir de suas práticas cotidianas.

Biografía del autor/a

Kelly Russo, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - UERJ Duque de Caxias

Doutora em Educação Brasileira e Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ Duque de Caxias), integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da mesma instituição e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Povos Indígenas, Interculturalidade e Educação.

Indiara Valeriano de Souza, Secretaria de Estado de Educação-SEEDUC

Mestre em Educação, Comunicação e Culturas em Periferias Urbanas pela Faculdade de Educação da UERJ (2015), Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2004) e graduação em Licenciatura em História - UNIABEU Centro Universitário (2007), Especialização em Gênero e Sexualidade - UERJ (2011), Especialização em Diversidade Cultural e Interculturalidade: matrizes indígenas e africanas na Educação Brasileira - UFF (2012), Graduanda em Direito pela UNISUAM. Atualmente trabalha na Coordenação de Movimentação-SEEDUC/RJ, na função de Agente de Pessoal.

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Publicado

2017-04-24

Cómo citar

Russo, K., & Souza, I. V. de. (2017). Educação escolar indígena: limites e fragilidades na efetivação de direitos dos Guarani Mbya no Rio de Janeiro. Tellus, 17(32), p. 45–66. https://doi.org/10.20435/tellus.v17i32.427