O olhar das crianças bororo sobre a cultura: desenhos infantis e representação

Autores/as

  • Carla Fabiana Costa Calarge Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB/UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v17i32.466

Palabras clave:

povos indígenas, bororo, infância indígena, desenho, identidade.

Resumen

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a representação bororo a partir da análise iconográfica de desenhos produzidos pelas crianças indígenas. O contexto de desenvolvimento das atividades foram as oficinas de produção de conteúdo da exposição “Boe Nure Imi” ou “Io Sono Bororo” que aconteceu em outubro de 2004, em Gênova, na Itália. Os materiais fazem parte do Acervo Documental do Museu das Culturas Dom Bosco e são relevantes pelos vários aspectos da cultura bororo e pelas representações simbólicas presentes nos desenhos. Partimos do pressuposto de que a criança tem papel ativo na sociedade, construindo significados, relações a partir do contexto em que se insere.

Biografía del autor/a

Carla Fabiana Costa Calarge, Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB/UCDB)

Graduada em Ciências Sociais (2011) pela UFMS e em Comunicação Social (2008) pela UCDB, é Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt), com área de concentração em Antropologia Sociocultural da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é professora da Universidade Católica Dom Bosco e responsável pela Coleção de Etnologia do Museu das Culturas Dom Bosco. E-mail: carla.calarge@gmail.com

Citas

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Publicado

2017-04-24

Cómo citar

Calarge, C. F. C. (2017). O olhar das crianças bororo sobre a cultura: desenhos infantis e representação. Tellus, 17(32), p. 165–175. https://doi.org/10.20435/tellus.v17i32.466

Número

Sección

Iconografia