Trajetórias de uma estudante Iny(Karajá): narrativa de acesso e permanência no curso superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v20i41.638

Resumen

O presente trabalho traz narrativas e experiências  de uma estudante indígena pertencente do povo Iny(Karajá).Esta é uma pesquisa autobiográfica sobre meu percurso como estudante indígena, cotista, no curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação (FE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A investigação tem por objetivo reunir elementos para entender  como as ações afirmativas estão sendo aplicadas na questão indígena no ensino superior, e investigar as narrativas de estudantes indígenas no ensino superior envolvendo acesso e permanência. O artigo Tem por base a perspectiva do pensamento Intercultural (BANIWA,2010; Bergamaschi, 2003). Aponta possibilidades da interculturalidade dos saberes na universidade ações educativas vinculadas ao ensino superior indígena. Também apontam que a permanência dos estudantes indígenas é um grande desafio para universidades e que diálogo e postura receptiva aos conhecimentos originários podem ser o primeiro passo para efetivar processos de interculturalidade no ensino superior.



 

Biografía del autor/a

Vanessa Hatxu De Moura Karajá, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Estudante indígena do povo iny(Karajá), cursa Pedagogia na Universidade Federal de Goiás.

Citas

ANZALDÚA, G. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 229-36, 1o sem. 2000.

BANIWA, G. A Lei das Cotas e os povos indígenas: mais um desafio para a diversidade. Cadernos de Pensamento Crítico Latino-Americano, n. 34, 2014. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2014/12/XXXVcadernopensamentocritico.pdf

BANIWA, G. J. S.; HOFFMANN, M. B.; OLIVEIRA, J. C. Olhares indígenas contemporâneos. Brasília: Centro Indígena de Estudos e Pesquisas, 2010.

BERGAMASCHI, M. A.; DOEBBER, M. B.; BRITO, P. O. Estudantes indígenas em universidades brasileiras: um estudo das políticas de acesso e permanência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 37-53, jan./abr. 2018. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3337

BERGAMASCHI, M. A.; KURROSCHI, A. R. S. Estudantes indígenas no ensino superior: o programa de acesso e permanência na UFRGS. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 1-20, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/viewFile/45654/28834. Acesso em: 11 nov. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Portaria n. 389, de 9 de maio de 2013. Cria o Programa de Bolsa Permanência e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 12, 13 maio 2013.

Publicado

2019-09-16

Cómo citar

Karajá, V. H. D. M. (2019). Trajetórias de uma estudante Iny(Karajá): narrativa de acesso e permanência no curso superior. Tellus, 20(41). https://doi.org/10.20435/tellus.v20i41.638

Número

Sección

Escritos Indígenas