Relato de experiência: campanhas para erradicação do racismo no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.976

Palavras-chave:

racismo, ensino superior, orientações, experiências

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de duas integrantes da equipe de trabalho da Cátedra Unesco Educação Superior, Povos indígenas e Afrodescendentes na América Latina que realizaram apoio e acompanhamento de ações desenvolvidas no período de 2020 a 2022. O presente relato apresenta um panorama das atividades desenvolvidas. Destaca-se o material das campanhas, análise de dados apresentados, orientações de combate ao racismo com base nas vivências e apontamentos realizados pelas equipes. Os resultados apresentados demonstram que a campanha possibilitou aos participantes (equipes de apoio) um panorama a respeito do modo como ocorrem as práticas de racismo no ensino superior e orientações para abordar esta temática nas instituições de ensino.

Biografia do Autor

Larissa Lacerda Menendez, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutorado e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciatura plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado. Professora do departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Haydee Maricela Mora Amezcua, Universidad Autónoma de Querétaro

Doctora en Estudios Interdisciplinarios sobre Pensamiento, Cultura y Sociedad en el Programa PNPC Conacyt de la Facultad de Filosofía de la Universidad Autónoma de Querétaro. Maestra en Derecho y Licenciada en Economía por la Universidad Nacional Autónoma de México.

Referências

AMARAL, Wagner; PATZI, Nayra. Primeira campanha para a erradicação do racismo na Educação Superior na América Latina. Revista Integracion y conocimiento, [s.l.], v. 2, n. 10, 2021. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/33891/34303. Acesso em: 11 maio 2023.

CAMHAJI, Elías. Quemado vivo por ser indígena: el brutal ataque contra un estudiante otomí en una escuela de México: La agresión a un adolescente de 14 años, que ha tenido que someterse a cuatro cirugías, pone a Querétaro frente al espejo del racismo y el ‘bullying’. El País, [s.l.], 3 jul. 2022. Disponível em: https://elpais.com/mexico/2022-07-03/quemado-vivo-por-ser-indigena-el-brutal-ataque- contra-un-estudiante-otomi-en-una-escuela-de-mexico.html. Acesso em: 12 abr. 2023.

PALACIOS, Ashley. El poder de la belleza negra: discursos y prácticas en torno al cabello afro. 2020. TCC (Pregrado en Facultad de Comunicaciones y Filología) - Universidad de Antioquia, Medellín, 2020. Disponível em: https://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/16591/3/PalaciosAshley_2020_Po derBellezaNegra.pdf. Acesso em: 11 abr. 2023.

SESIÓN 2 - 2da Campaña contra el Racismo en la Educación Superior. [S. l.: s. n.], 2021. 1 vídeo (2 hr 27 min). Publicado pelo canal Canaluntref. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6m4Th94CtnI. Acesso em: 11 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Menendez, L. L. ., & Amezcua, H. M. M. (2024). Relato de experiência: campanhas para erradicação do racismo no ensino superior. Tellus, 24(52), 353–371. https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.976

Edição

Seção

Dossiê: Campanhas pela Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina (Cátedra UNESCO-UNTREF): relatos e experiências indígenas e afrodescendentes (Período 2020-2022)