UEL na luta contra o racismo: desafios e perspectivas político-institucionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.964

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Educação superior, Racismo

Resumo

O artigo apresenta a experiência da Campanha UEL na luta contra o racismo desenvolvida pela Universidade Estadual de Londrina, em parceria com a Cátedra Unesco Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina. Desde a implementação das políticas afirmativas, seja por meio de vagas suplementares para estudantes indígenas e cotas para estudantes negros/as, a partir dos anos 2000, a instituição vem sendo provocada a discutir as diferentes expressões de racismo e as estratégias para o seu enfrentamento. Percebe-se que a participação da UEL, assim como de outras 25 universidades de diversos países, respondendo à Chamada de Ações na Internet para a Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina, organizada em 2020 pela Cátedra Unesco Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina, foi fundamental para um posicionamento institucional e de permanente atenção e ação no combate ao racismo.

Biografia do Autor

Mônica Kaseker, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Curso de Graduação em Jornalismo e do Mestrado em Comunicação, do Departamento de Comunicação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membra da Comissão Universidade para Indígenas (CUIA UEL) e docente do CIclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos Estudantes Indígenas da UEL. Colaboradora da Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior vinculada à Cátedra UNESCO Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina (UNTREF).

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Pós-doutorado em Estudos Interculturais pela Universidad Veracruzana. Pós-doutorado em Educação Superior para Povos Indígenas na América Latina pela Universidad Nacional Tres de Febrero. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social na UEL, membro da CUIA UEL e da CUIA Estadual. Colaborador da Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior vinculada à Cátedra UNESCO Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina (UNTREF).

Andréa Pires Rocha, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Pós-Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Franca. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação e na Pós Graduação. Autora do livro "O juvenicídio brasileiro: racismo, guerra às drogas e prisões". Líder do Grupo Pesquisa do CNPQ Aquilombando a Universidade e coordenadora do Projeto de Pesquisa Sistemas de Proteção e garantia dos Direitos Humanos voltados à infância e juventude em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal. Atuante na esfera da educação em Direitos Humanos e em ações antirracistas.

Marleide da Silva Rodrigues Perrude, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro na Universidade Estadual de Londrina (NEAB/UEL). Docente do Departamento de Educação. Compõe a comissão de homologação das cotas raciais na UEL. Membro do curso especialização em políticas e gestão e educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, avaliação de políticas públicas , atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, orientação educacional, educação de jovens e adultos, diversidade e relações raciais.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Kaseker, M., Amaral, W. R. do ., Rocha, A. P. ., & Perrude, M. da S. R. . (2024). UEL na luta contra o racismo: desafios e perspectivas político-institucionais. Tellus, 24(52), 205–229. https://doi.org/10.20435/tellus.v24i52.964

Edição

Seção

Dossiê: Campanhas pela Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina (Cátedra UNESCO-UNTREF): relatos e experiências indígenas e afrodescendentes (Período 2020-2022)