O vôo do cara-cará a questão indígena na formação da fronteira oeste
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i1.3Abstract
O presente artigo pretende resgatar a importância estratégica desempenhada pelos Mbayá-Guaikurú, índios originários da região chaquenha, na formação geográfica da fronteira oeste portuguesa, no Novo Mundo, em especial, na região conhecida hoje como o estado de Mato Grosso do Sul. Participantes de um intenso processo migratório nesta região, foram durante longo tempo, através de sua ação guerreira e grande mobildade, a verdadeira barreira entre portugueses e espanhóis.References
AZARA, Felix de. Descripcion y historia del Paraguay e del Rio de la Plata. Madrid, 1847.
AZARA, Felix de. Viajes por la América Meridional. Madrid: Espasa-Calpe, 1934. p. 67.
BALDUS, Herbert. Introdução, in: BOGGIANI, Guido. Os caduveos. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1975. p. 23.
BASTOS, Uacury Ribeiro de Assis. A terra mbaiânica. I Simpósio Estadual de Pesquisa Histórica. Cuiabá, abr. 1973, mimeo. p. I.
BERTELLI, Antônio de Pádua. Os fatos e os acontecimentos com a poderosa e soberana Nação dos Índios Cavaleiros Guaycurús no Pantanal do Mato Grosso, entre os anos 1526 até o ano de 1986. São Paulo: Uyra, 1987. p. 19-20.
BRITO, Silvia Helena Andrade de. A questão indígena nos marcos da sociedade capitalista hoje: uma análise sobre os grupos Kadiwéu, Kaiowá-Guarani e Terena de Mato Grosso do Sul. Corumbá, nov. de 1994, dat., p. 2.
CAMELLO, João Antônio Cabral. Noticias praticas das minas do Cuiabá... Cuiabá: UFMT, 1975, p. 10.
CAMPOS, Antônio Pires de. Breve noticia que dá o capitão... do gentio barbaro que há na derrota da viagem das minas do Cuyabá e seu reconcavo. Revista Trimensal do Instituto Geographico e Ethnographico do Brasil. Tomo XXV. Rio de Janeiro: Typ de D. Luiz dos Santos, 1862. p. 441.
CARVALHO, Silvia M. Schmuziger. Chaco: encruzilhada de povos e “melting pot” e o sul-mato-grossense, in: CUNHA, Manuela Carneiro da (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras; Fapesp, SMC, 1992. p. 467.
COELHO, Felippe José Nogueira. Memorias chronologicas da Capitania de Mato-Grosso..., in: Revista Trimensal de Historia e Geographia ou Jornal do Instituto Historico e Geographico Brazileiro. N. 18, 2o semestre de 1850. Rio de Janeiro: Typ. Universal de Laemmert, 1850. p. 147.
CORRÊA FILHO, Virgílio. História de Mato Grosso. Rio de Janeiro: INL, 1969. p. 151.
FIGUEIREDO, Lima. Índios do Brasil. São Paulo: José Olympio, 1949. p. 75.
HOLANDA, Sergio Buarque. Monções. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1945. p. 181.
LOPES, Joaquim Francisco. A bandeira de..., 1829-1839. In: Boletim do Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo. V. III. São Paulo: Typ. do Globo, 1943. p. 91.
PRADO, Francisco Rodrigues. Historia dos índios cavalleiros ou da nação Guaycuru. Escripta do real presidio de Coimbra por..., in: Revista Trimensal de Historia e Geographia ou Jornal do Instituto Histórico Geographico Brasileiro. Tomo 1o, abr. 1839. Rio de Janeiro: Typ. Ass. do Despertador, 1839.
SERRA, Ricardo F. de Almeida. Continuação do parecer sobre os índios Uaicurús e guanás, etc. ... Revista Trimensal da Historia e Geographia ou Jornal do Instituto Historico e Geographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Laemmart, 1850. p. 349.
VANGELISTA, Chiara. Los Guaykurús, españoles y portugueses em uma región de frontera: Mato, 1770-1830. In: Boletin del Instituto de Historia Argentina y America “Dr. Emilio Ravignani”. Tercera serie, num. 8, 2do semestre de 1993, p.70.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.