“O bom mesmo é ficar sem capitão”: o problema da “administração” das reservas indígenas Kaiowá/Guarani, MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/tellus.v0i1.5Abstract
O artigo insere-se em um trabalho mais amplo, referente ao impacto da perdada terra sobre o modo de vida dos Kaiowá/Guarani. A transferência de inúmerasaldeias para reservas, demarcadas entre 1915 e 1928, significou além do deslocamentogeográfico e correspondente perda da terra, a inviabilização da economia tradicional.A unidade social básica dos kaiowá/guarani é a família extensa, reunida em torno dostekoaruvicha (líderes religiosos). Com o confinamento, a população das aldeiastradicionais é compulsoriamente reunida em espaços reduzidos, provocandodificuldades para a administração das reservas, gerando uma ampla gama de conflitosdecorrentes da imposição da figura do capitão sobre a autoridade dos tekoaruvicha. Apesquisa vale-se de ampla documentação existente nos arquivos públicos, de entrevistasmediante a utilização de técnicas de história oral e da observação etnográfica.Palavras-chave: Sociedades indígenas - organização política - confinamento.References
BRAND, Antônio. O confinamento e seu impacto sobre os Pãi/Kaiowá. Porto Alegre, 1993. Dissertação (Mestrado em História) - PUC/RS.
_____. Técnicas de história oral e sua aplicação em projeto de pesquisa junto aos Kaiowá/Guarani do Mato Grosso do Sul. Estudos Leopoldenses, v. 30, n. 140, p. 77-86, nov./dez. 1994.
_____. O suicídio segundo os Kaiowá. VI Encontro regional da Associação Brasileira de Psicologia Social. São Paulo: ABRAPSO, 1996. 20 p.
_____. A violência na reserva de Dourados. Porantim, ano XVIII, n. 185, p. 10, mai. 1996.
_____. A questão das terras indígenas, no MS. I Encontro de pesquisadores junto às sociedades indígenas no Centro-Oeste. Campo Grande, 1996. 17 p.
_____. Los Guaraníes en tiempos de suicidio. Accion, ano XXVIII, n. 168, p. 31-33, out. 1996.
_____. Se os Ñanderu conseguirem falar novamente com Deus. Os Kaiowá: a construção de uma história oral. SIDECUM, Antônio (org.).História do imaginário religioso indígena. São Leopoldo: UNISINOS, p. 145-158, 1997.
_____. Wenn es den Ñanderu doch wieder gelänge, mit Gott zusprechen...”. Die Kaiowá: Die Konstruktion einer mündlich überlieferten Geschichte, FORNET-BETANCOURT, Raúl (org.). Mystik der Erde. Wien: Herder, 1997. p. 162-178.
_____. O impacto da perda da terra e correspondente confinamento sobre a tradição Kaiowá. V ABA (Merco)Sul, GT Territorialidade, identidade e relações raciais, Tramandaí, p. 17 , set. 1995.
_____. Perspectiva da história indígena. Estudos Leopoldenses, v. 32, n. 147, p. 85-89, mai./jun. 1996.
_____. Os suicídios entre os Guarani/Kaiowá no Estado de Mato Grosso do Sul. Multitemas, Campo Grande, UCDB, n. 1, p. 45-53, 1996.
_____. Perspectiva da história indígena. Estudos Leopoldenses, v. 32, n. 147, p. 85-89, mai./jun. 1996.
_____. Programa Kaiowá/Guarani: um trabalho de parceria em favor dos Kaiowá/Guarani. Multitemas, Campo Grande, UCDB, n. 4, 1997. p. 45-67.
_____. “Quando chegou esses que são nossos contrários”: a ocupação espacial e o processo de confinamento dos Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul. Multitemas, Campo Grande, UCDB, n. 12, p. 21-51, nov. 1998.
_____. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da Palavra. Porto Alegre, 1997. Tese (Doutorado em História) – PUC/RS.
_____. “O bom mesmo é ficar sem capitão”: o problema da administração das Reservas Indígenas Kaiowá/Guarani no MS. II Jornada de Produção Científica das Universidades Católicas do Centro-Oeste. Brasília, out. 1998.
_____. Autonomia e globalização, temas fundamentais no debate sobre educação escolar indígena no contexto do Mercosul. Série-Estudos, UCDB, n. 7, p. 7-20, abr. 1999.
_____. O impacto da perda da terra: os difíceis caminhos dos Kaiowá/ Guarani hoje. III JORNADA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS UNIVERSIDADES CATÓLICAS DO CENTRO-OESTE. Anais... Goiânia: UCG, 1999, p. 30-35. v. 1.
_____. Cuidados metodológicos na leitura e interpretação de falas indígenas no contexto de pesquisas com história oral. Comunicação apresentada no XX Simpósio Nacional de História. Florianópolis, jul. 1999, 9 p.
_____. Questões metodológicas em pesquisas junto a povos situados em outra tradição cultural. Comunicação apresentada no XX Simpósio Nacional de História. Florianópolis, jul. 1999, 4 p.
CADOGAN, Léon. Ayvu Rapyta. Textos miticos de los Mbyá-Guarani del Guairá. São Paulo, Antropologia. Bol. 227, FFCL/USP, n. 5, 217 p., 1959.
_____. La tragedia Guarani. Suplemento Antropologico de la Revista Ateneo Antropologico. Assunción, v. II, n. 2, p. 269-291, 1967.
CHAMORRO, Graciela. Arete: as festas ou o tempo verdadeiro dos Guarani. Cadernos do COMIN, n. 5, 37 p., abr. 1996.
_____. Kurusu Ñe’ëngatu: palabras que la historia no podría olvidar. Asunción: Centro de Estudios Antroplógicos/Instituto Ecumênico de Posgrado/COMIN, 1995. 235 p.
_____. Kurusu Ñe’ëngatu ou palavras que a história não poderia esquecer. São Leopoldo, 1993. Dissertação (Mestrado em História Ibero-Americana) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FOWERAKER, Joe. A luta pela terra: a economia política da fronteira pioneira no Brasil. Trad. Maria J. Goldwasser. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, l982.
LENHARO, Alcir. A Terra para quem nela não trabalha (a especulação com a terra no oeste brasileiro nos anos 50). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 47-64, mar./ago. 1986.
_____. Colonização e trabalho no Brasil: Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1986. (Série Pesquisas).
LIMA, Antônio C. Um grande cerco de paz: poder tutelar e indianidade no Brasil. Rio de Janeiro, l992. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - UFRJ/PPGAS.
MAGALHÃES, Couto. O selvagem. São Paulo: Itatiaia. (Comemorativa do centenário da 1. ed. 1975).
MELIÁ, Bartomeu. La Tierra sin Mal de los Guarani. Economia y profecia. Suplemento Antropologico, Assunção, v. XXII, n. 2, p. 81-97, l987.
_____. Missão por redução. Estudos Leopoldenses, São Leopoldo, v. 25, n. 110, p. 21-36, l989.
MELIÁ, Bartomeu, GRÜNBERG, Georg, GRÜNBERG, Friedl. Los Pãi-Tavyterã-Etnografia guarani del Paraguay contemporáneo. Assunção: Centro de Estudios Antropologicos, Universidade Católica “N.S. de la Asunción”, l976.
MÜLLER, Franz. Etnografia de los Guarani del Alto Paraná. Trad. Ana Irma Distel e Maria Rosa Goette de Tappen. Rosário-Argentina: Escuela de Artes Gráficas del Colegio Salesiano San José, l989.
NIMUENDAJU UNKEL, Curt. As lendas da criação e destruição do mundo como fundamento da religião dos Apapocuva Guarani. São Paulo: Hucitec/USP, l987.
OLIVEIRA FILHO, João Pacheco. O nosso governo – os Tikuna e o regime tutelar. São Paulo: Marco Zero / MCT-CNPq, 1988.
PEREIRA, Maria A. da Costa. Uma rebelião cultural silenciosa: investigação sobre os suicídios entre os Guarani. Brasília: FUNAI, 1995. 55 p.
SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura Guarani. São Paulo: Pedagógica/USP, l974.
SILVA, Joana A. F. Os Kaiowá e a ideologia dos projetos econômicos. Campinas, l982. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp.
VIETTA, Katya. Mbyá: Guarani de verdade. Porto Alegre, 1992, 198 p. Dissertação (Mestrado) – PPGAS/UFRGS.
_____. O índio na sala de aula: “índio de verdade” ou sociedades à margem da história. Palestra apresentada no Curso O índio no RS: ontem e hoje. Promoção: Museu de Porto Alegre/Secretaria Municipal de Cultura. Porto Alegre, ago. 1993. 18 p.
_____. Sem nossa cultura somos bichos: subsídios para uma reflexão a respeito da interpretação cosmológica Kaiowá sobre os suicídios. Multitemas, Campo Grande, UCDB, n. 2, p. 98-109, dez. 1996.
_____. Os homens e os deuses: a construção Mbyá do conceito de sociedade. Multitemas, Campo Grande, UCDB, n. 3, p. 76-98, mai. 1997.
_____. Programa Kaiowá/Guarani: algumas reflexões sobre Antropologia e prática indigenista. Multitemas, Campo Grande, UCDB, n. 4, p. 68-85, out. 1997.
_____. Não tem quem orienta, a pessoa sozinha é que nem uma folha que vai com o vento: análise sobre alguns impasses presentes entre os Kaiowá/Guarani. Revista Divulgação Cultural, Blumenau, UEB, n. 64, p. 15-24, jan./abr. 1998.
_____. Corpo, saúde e sexualidade ente os Kaiowá/Guarani: algumas reflexões tendo em vista as campanhas de prevenção contra as DSTAIDS. II JPC. Anais... Brasília, 1998, 17 p.
_____. Relatório final da perícia realizada na área indígena de Panambizinho, Distrito de Panambi, Município de Dourados. Processo 96158-8. Perícia realizada a pedido do Sr. Juiz Federal da I Vara de Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, dez. 1998. 154 p.
_____. A lógica do outro: algumas reflexões sobre metodologia e prática indigenista. Comunicação apresentada no II Seminário do Programa Assumindo as Diferenças. Campo Grande-MS, 17 set., 10 p.
_____ A família extensa incorpora os irmãos de fé: análise sobre alguns aspectos relacionados à reordenação do papel das lideranças religiosas entre os Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul. III JPC Anais... Goiânia, UCG, p. 41-45, ago. 1999.
_____. Os homens e os deuses: a concepção dual da alma humana e a construção da Mbya da pessoa. In: Suplemento Antropologico, Asunción, v. XXXIV, n. 2, p. 63-78, 2000.
_____. Aldeia Panambizinho: um estudo de caso. XXII Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Anais... Brasília, 2000, 15 p.
_____. Sociedades indígenas: algumas das novas e das velhas representações. Palestra apresentada no Seminário 500 anos. Campo Grande: UCDB, 2000, 16 p.
_____. Os Kaiowá/Guarani: (des) caminhos e alternativas. Pantanal 2000. Campo Grande, UCDB, 2000, p. 60.
VIETTA, Katya; BRAND, Antonio. Programa Kaiowá/Guarani: a pesquisa científica a serviço da comunidade. Multitemas, Campo Grande, UCDB, n. 12, p. 9-20, 1998.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Araweté: os deuses canibais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar /Anpocs, 1986.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todos os artigos publicados na Revista Tellus estão disponíveis online e para livre acesso dos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.