Intercultural encounters between indigenous Kaingang and non-indigenous: the ties in a perspectivist and synchronic thinking

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v20i41.665

Keywords:

educação, sincronicidade, escrita colaborativa, interculturalidade

Abstract

The dialogue between indigenous and non-indigenous researchers, in academic spaces, can welcome new ways of thinking in the fields of education and research. Methodological changes present themselves in the form of making science, considering the synchronic movements that approach the researchers and potentialize the investigation and the publication coming from these changes. The writing of this document, which has the participation of a Kaingang indigenous, master student in Education, of a Ph.D. in Education researcher and the supervisor, is an exercise that morphs thoughts and actions, on an approach to the Amerindian being. The conjunction of reflections presented has extended the meanings of learning, aiming to develop, in the educational field, the coliving and the integration of what apparently doesn’t fit together: the indigenous world and the non-indigenous, in the scope of the symbolic thinking.

Author Biographies

Ana Luisa Teixeira de Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa de Pós-Doutorado CNPQ, sob orientação da professora Dra. Maria Aparecida Bergamaschi. Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Psicologia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Psicologia Profissional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Vice-líder do grupo de pesquisa no CNPQ PEABIRU: Educação Ameríndia e Interculturalidade (UFRGS/UNISC). Tem pesquisas na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação guarani, psicologia comunitária, psicologia analítica e espiritualidade. Coordena o projeto de pesquisa Aprendizagens Interculturais com os Guarani: Produção de Conhecimentos Ameríndios para a Educação das Infâncias. Integra a Rede Interdisciplinar de Pesquisa (RIMP) no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (UFRGS), com o projeto denominado Povos Originários e Diaspóricos: Epistemologias e Territorialidades. Integra a rede Alec − Brasil/França.

Onorio Isaías de Moura, Universidade de Santa Cruz do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduado em Comunicação Social − Habilitação Relações Públicas e graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Maria Cristina Graeff Wernz, Universidade de Santa Cruz do SulUniversidade Federal do Pampa

Doutoranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Educação e especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Literatura pela UNISC. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete. Secretária executiva na Coordenadoria de Educação a Distância, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Tem experiência na área de Educação, principalmente no que se refere aos seguintes temas: educação-tecnologia-inclusão; literatura-tecnologia; inclusão digital, curso normal, formação de leitores e educação a distância, interculturalidade.

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Published

2020-03-09

How to Cite

Teixeira de Menezes, A. L., de Moura, O. I., & Graeff Wernz, M. C. (2020). Intercultural encounters between indigenous Kaingang and non-indigenous: the ties in a perspectivist and synchronic thinking. Tellus, 20(41). https://doi.org/10.20435/tellus.v20i41.665