Os Ikolen (Gavião) de Rondônia: Escola e ensaios de interculturalidade

Autores/as

  • Genivaldo Frois Scaramuzza
  • Adir Casaro Nascimento
  • Zacarias Kapiaar Gavião

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v0i29.376

Resumen

Resumo: A proposta deste texto refere-se a reflexões a respeito do processo de escolarização indígena Ikolen (Gavião) de Rondônia, especificamente sobre como a interculturalidade é um conceito permanente no horizonte escolar desde grupo. Embora haja desafios, principalmente junto ao sistema oficial de educação, a escola como Ikolen (Gavião) é um espaço de práticas interculturaisno qual os Ikolen (Gavião) se apropriam no sentido de fortalecerem suas identidades. O estudo apresentado foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Metodologicamente, os dados foram produzidos tendo em vista o pressuposto da etnografia pós-moderna em educação, ancorando-se nos elementos disposto por Klein; Damico, 2012. Quanto ao campo de análise da pesquisa, refere-se a uma leitura epistemológica que articula pressuposto do campo dos Estudos Culturais, Educação, Geografia Cultural e Teoria Pós-colonial.

Palavras-Chave:Povo indígena Ikolen. Escola. Interculturalidade.

 

 

 

 

Publicado

2016-03-16

Cómo citar

Scaramuzza, G. F., Nascimento, A. C., & Gavião, Z. K. (2016). Os Ikolen (Gavião) de Rondônia: Escola e ensaios de interculturalidade. Tellus, (29), 3–18. https://doi.org/10.20435/tellus.v0i29.376