Inovação educacional e escolha de saberes a ensinar em Escolas Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.787

Palabras clave:

Guarani-Kaiowá, escola indígena, inovação educacional, currículo

Resumen

Quem escolhe os saberes que as escolas indígenas ensinam? Responder a esta pergunta ajuda a compreender formas de exercício de poder que atravessam os processos sociais em que se negociam os sentidos compartilhados que a educação escolar pode adquirir. No caso indígena, esses sentidos podem ser afeitos à autodeterminação dos povos originários ou à manutenção da sua subordinação: assim, as conotações conferidas à escola podem visar ao enfrentamento e à superação da condição de dominação sob a qual indígenas têm participado na sociedade nacional, ou inversamente dar continuidade a relações colonialistas. Nessas premissas, o artigo descreve e analisa atores e condições que incidem sobre a seleção de saberes a ensinar em duas escolas de predomínio das etnias Guarani e Kaiowá, em que se detectaram práticas sociais regidas por uma lógica de inovação educacional. As informações coletadas levaram a concluir que os processos esboçam um multifacetado exercício de autonomia das comunidades, no qual se salienta a atuação dos corpos docentes indígenas.

Biografía del autor/a

Elie Ghanem, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, na qual trabalha como professor doutor.

Diana Pellegrini, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP, Brasil. Atua como educadora popular, comunicadora, assessora indigenista, formadora docente e gestora de projetos. Integra a linha de pesquisa Educação Escolar Indígena do Centro Universitário de Investigações em Inovação, Reforma e Mudança Educacional (Ceunir), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Rosa Sebastiana Colman, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP. Professora na área de ciências humanas no curso de licenciatura intercultural indígena Teko Arandu e no mestrado em educação e territorialidade (PPGET) na Faculdade Intercultural Indígena da Universidade da Grande Dourados (FAIND/UFGD). Docente permanente no programa de pós graduação em antropologia da Faculdade de Ciências Humanas (PPGANT/FCH/UFGD), Dourados, MS.

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Publicado

2022-06-15

Cómo citar

Ghanem, E., Pellegrini, D., & Colman, R. S. (2022). Inovação educacional e escolha de saberes a ensinar em Escolas Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul: -. Tellus, 22(47), 223–254. https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.787