Tellus ano 22, n. 47, jan./abr. 2022

					Visualizar Tellus ano 22, n. 47, jan./abr. 2022

Capa: Represa na TI Te’yí kue, em Caarapó. Crédito da foto: Suzi Maggi Kras. Criação e arte final: José Francisco Sarmento Nogueira.

Publicado: 2022-06-15
  • Revista Completa

    1-279
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.878
  • Editorial

    7
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.876

Artigos

  • Reflexões sobre o agronegócio e a exposição à pandemia da covid-19 nas terras indígenas Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul

    Cecilia Almeida Rios, Antonio Hilário Aguilera Urquiza, José Henrique Prado
    9-33
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.737
  • “Mulher-pajé”: Cosmopolítica do corpo na festa do wira’u haw Tenetehar-Tembé

    Vanderlúcia da Silva Ponte
    35-60
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.771
  • Importância das plantas alimentícias não convencionais (PANC) para a segurança alimentar na comunidade Pium (TI Manoá-Pium, Roraima, Brasil)

    Joceline Neide Araújo Veras, Rachel Camargo de Pinho, Ananda Machado
    61-82
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.770
  • Experiências com línguas e linguagens em licenciaturas indígenas do Brasil e da Colômbia

    Beatriz Osório Stumpf, Ana Luisa Teixeira de Menezes
    83-108
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.809
  • Narrativas imagéticas de crianças Mẽbêngôkre-Kayapó: educação indígena e educação escolar indígena na aldeia Gorotire

    Leni Barbosa Feitosa, Idemar Vizolli
    109-136
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.805
  • As plantas medicinais na vida de mulheres indígenas Xipaya e Kuruaya: histórias, conhecimentos tradicionais e usos na cidade de Altamira, Pará

    Ana Paula Xipaia, Francilene de Aguiar Parente, Flávio Bezerra Barros
    137-164
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.803
  • Revisitando a Missa da Terra sem Males em tempos do Papa Francisco

    Aloir Pacini, Marina Garcia Lara
    165-196
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.vi.779
  • ‘Esse poço infestado ferve de vida’ ou como dois territórios são compostos em uma impecável coincidência

    Celeste Medrano
    197-222
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.778
  • Inovação educacional e escolha de saberes a ensinar em Escolas Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul -

    Elie Ghanem, Diana Pellegrini, Rosa Sebastiana Colman
    223-254
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.787

Escritos Indígenas

  • Os cuidados na alimentação das crianças Kaiowá na Terra Indígena de Panambizinho

    Leide da Silva Pedro
    255-279
    DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v22i47.837