Relatos de experiências sobre a construção das jornadas de combate ao racismo no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.969

Palabras clave:

racismo, Brasil, povos indígenas, afrodescendentes, ensino superior

Resumen

As Jornadas de Combate ao Racismo no Ensino Superior foram organizadas no âmbito da Iniciativa para a Erradicação do Racismo na Educação Superior, coordenada pela Cátedra UNESCO Educação Superior, Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina/UNTREF. Foram dois eventos, ocorridos em 2020 e 2023, no formato on-line, envolvendo diversas instituições de ensino, docentes, discentes e técnicos comprometidos com a erradicação do racismo. As Jornadas tiveram como consequências a ampliação do debate nas instituições e fora deles, construção de redes acadêmicas com os movimentos sociais buscando o fortalecimento da reflexão sobre o racismo nos espaços institucionais e criação de iniciativas para erradicação do racismo no ensino superior. Tais redes estão dispostas a somar esforços para que haja critérios mais específicos e céleres de punição ao racismo nas universidades. Sendo assim, o presente artigo consiste num relato, crítico e problematizador, do racismo no ambiente acadêmico com base na vivência ocorrida nas Jornadas de Combate ao Racismo no Ensino Superior.

Biografía del autor/a

Ana Caroline Amorim Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-PGCult da Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

José Alves Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular do Departamento de História, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2024-06-28

Cómo citar

Oliveira, A. C. A., & Dias, J. A. . (2024). Relatos de experiências sobre a construção das jornadas de combate ao racismo no ensino superior. Tellus, 24(52), 153–173. https://doi.org/10.20435/tellus.v23i52.969

Número

Sección

Dossiê: Campanhas pela Erradicação do Racismo na Educação Superior na América Latina (Cátedra UNESCO-UNTREF): relatos e experiências indígenas e afrodescendentes (Período 2020-2022)